Projeto de aproveitamento hídroagrícola no Algarve “debaixo de fogo” (Duas explorações de abacate em causa)
A Plataforma Água Sustentável quer que a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve preste esclarecimentos sobre o projeto, no qual estão previstos investimentos “entre os três e os quatro milhões de euros" para beneficiar 500 a 600 hectares, incluindo duas grandes explorações de...
postal.pt
Enquanto, os grandes andarem a mamar e os pequenos andarem a pagar e a calar, nada mudará.
As alterações climáticas são a maior farsa que existe, é a verdadeira banha da cobra, vendem o produto mas por trás fazem tudo ao contrário, nem sei como caem ainda na armadilha, esta é a forma como a política vende este produto, a política das alterações climáticas não passam duma forma de aplicar mais impostos de forma a continuar a encher os bolsos dos políticos, porque políticas concretas não existem e muitas delas são contraditórias entre a teoria e que são colocadas em prática.
Quando incentivam mais à plantação de abacateiros em detrimento de espécies autóctones como a alfarrobeira, amendoeira, quando ver este paradigma alterado, talvez comece a acreditar em algo, até lá não acredito em nada disso e quando já fui abordado várias vezes se estaria interessado em alterar a plantação que tenho num terreno ainda menos acredito.
Numa altura, em que 1 kg de alfarroba vale mais do que 1 kg de abacates na produção, será rentável arrancar alfarrobeiras para irem colocar abacateiros, árvores essas que necessitam de rega e não estão habituadas ao clima do Algarve, como estão as alfarrobeiras, parece ser mais um contra senso do que outra coisa qualquer.
As alterações climáticas existem e a sua irregularidade têm sido mais notória nos últimos anos, os Invernos perdem cada vez mais precipitação, as estações de transição têm amenizado cada vez mais esse problema mas não resolvem esse problema num todo, porque existe sempre um deficit de precipitação, mas o prolongar do tempo quente, o aumento das noites tropicais e o aumento dos extremos máximos de temperatura, o futuro não parece muito risonho, mas as políticas são inversas a isto.