Enquanto, por cá, ainda andam a fazer estudos, quando Portugal chegar ao Pomarão só vai encontrar pedras e daí para baixo, já a maré tem influência.Espanha reforça captação de água na fronteira sem autorização de Portugal.
Junta de Andaluzia aprovou obras no sistema de captação de Boca-Chança para garantir água ao regadio, indústrias químicas, sector turístico de Huelva e ao Parque Nacional de Doñana.
26 de Outubro de 2022, 16:19
A escassez de recursos hídricos na região sul da Península Ibérica está a multiplicar os episódios que ensombram as relações bilaterais entre Portugal e Espanha, contrariando o Acordo de Albufeira. A Junta Autónoma de Andaluzia (JAA) acaba de anunciar que vai reforçar a captação de água para a região espanhola de Huelva a partir do sistema de Boca-Chança, a jusante de Alqueva, sem informar Portugal da decisão que tomou.
Espanha reforça captação de água na fronteira sem autorização de Portugal
Junta de Andaluzia aprovou obras no sistema de captação de Boca-Chança para garantir água ao regadio, indústrias químicas, sector turístico de Huelva e ao Parque Nacional de Doñana.www.publico.pt
Então, não sabes isso, ai ai, eu cá não lembro-me dessa cadeira, mas fiz com 15 é sinal que devia saber alguma coisa, mas onde aprendi mais foi em Energias Renováveis.Diria que não porque a altura das tomadas de água (túnel e canal por onde entra a água) não varia. Como já disseram, a produção depende da quantidade de água que passa nas turbinas. Estando a albufeira cheia ou meio cheia, a quantidade de água que passa na tomada de água e, por conseguinte, na turbina, é a mesma.
Alguém que esteja mais por dentro do assunto que elucide. Sou eng electrotécnico e devia saber isto mas...as cadeiras de produção de energia já vão há uns anos
Essas turbinas bulbo não são as turbinas Kaplan, é que eu só estudei as Kaplan, Francis e Pelton.Apesar dos outros comentários estarem corretos, vou só complementar.
A tomada de água é sempre igual.
Seja em barragens antigas com os pilares à frente do paredão, ou nas mais recentes, encaixadas na margem.
O que conta é o desnível e o caudal e daí usarem-se vários tipos de turbina.
Crestuma tem turbinas bulbo, as melhores para grandes caudais e pouco desnível.
Alto Lindoso e quase todas usam a Francis.
Para desníveis muito altos e pouco caudal, Vilar Tabuaço usa turbinas pelton.
Normalmente a central é o mais baixo possível devido ao aproveitamento máximo da queda de água.
Venda Nova por exemplo tem o seu máximo desnível na albufeira de Salamonde..
O Alto Lindoso tem a central 50 mts abaixo do nivel de restituição e ao nivel do mar.
São uma variante das Kaplan simEnquanto, por cá, ainda andam a fazer estudos, quando Portugal chegar ao Pomarão só vai encontrar pedras e daí para baixo, já a maré tem influência.
Então, não sabes isso, ai ai, eu cá não lembro-me dessa cadeira, mas fiz com 15 é sinal que devia saber alguma coisa, mas onde aprendi mais foi em Energias Renováveis.
Essas turbinas bulbo não são as turbinas Kaplan, é que eu só estudei as Kaplan, Francis e Pelton.
Obrigado. As variantes não lembro-me. Isso, até existe umas fórmulas para sabermos qual a turbina que era mais adequada à situação. Mas, as fórmulas mais complexas é o Solar tem com cada fórmula mais maluca, depois a malta chega a uma empresa temos um programa de simulação que faz os cálculos todos.São uma variante das Kaplan sim
Estamos desde ontem sem dados das albufeiras. Mas a julgar pelos dados das estações do meteogalicia de Entrimo (em plena bacia de Alto Lindoso) e Xurés (perto de Pitões das Júnias), os acumulados de precipitação de ontem e hoje são bastante inferiores aos que se verificam mais a oeste. (Tal como indicavam as previsões).
Entrimo: 16,2mm hoje; 25,8mm ontem; 308,7mm este mês.
Xurés: 8,4mm hoje; 17,4mm ontem; 199,4mm este mês.
Já se nota bem a recuperação no Alto Lindoso: