Seguimento Rios e Albufeiras - 2022

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
E assistir a tanta água ir parar ao mar, quando o sul está à míngua é mesmo de bradar aos céus.
Quando é que estes políticos se decidem a criar a obra necessária para isso.

Infelicidade não ter a Natureza criado um grande rio que nascesse ali na serra da Estrela, e corresse para sul até ao Algarve…

Mas depois vemoa países do centro da Europa com redes de canais com milhares de km… muitos com centenas de anos. acho que se devia tentar qualquer coisa.

• Gosto
Reactions: LMMS e fernandinand
Mas depois vemoa países do centro da Europa com redes de canais com milhares de km… muitos com centenas de anos. acho que se devia tentar qualquer coisa.

Antes de se falar em dessalinização devia pensar-se num plano nacional de transvases...

• Gosto
Reactions: Gates e frederico
Infelicidade não ter a Natureza criado um grande rio que nascesse ali na serra da Estrela, e corresse para sul até ao Algarve…

Então o Guadiana e o Alqueva não servem??

Caniçada a turbinar e a descarregar bem, o enchimento quase tocou nos 99%:

HykxuYq.jpg
j0FpUBh.jpg
VNVMLiW.jpg
HeMf5T3.jpg

Já estará aberto um terceiro descarregador?

Última edição:
Então o Guadiana e o Alqueva não servem??
O Guadiana está à míngua, visto que também mal tem chovido em Espanha e a seca continua complicada por lá, e a água do Alqueva não chega a todo o lado. Se continuar sem chover de forma significativa pelo sul da Península, não há Guadiana, nem Alqueva que valha.

O Guadiana está à míngua, visto que também mal tem chovido em Espanha e a seca continua complicada por lá, e a água do Alqueva não chega a todo o lado. Se continuar sem chover de forma significativa pelo sul da Península, não há Guadiana, nem Alqueva que valha.

Onde se pode consultar dados sobre o enchimento do Alqueva, sabes por favor? É que não encontro. :unsure:

Aviso Laranja para "Chuva persistente e por vezes forte, em especial nas regiões montanhosas.", no Litoral Norte. Espero que este dado tenha sido tido em conta na gestão das barragens, mas só foi emitido às 21:05.
É estranho que nas últimas horas e apesar de o Qin > Qout na Caniçada, tenha havido uma ligeira descida de 98,9% para 98,7%. Qual é o dado de saída que não está a ser considerado? :intrigante:

:shocking: Não fazia ideia que estava tão em baixo: 2583 hm3/4150 hm3= 62,2 % !
E desses 2583, 1000 serão volume morto.
Sim, o volume morto do Alqueva é 1033hm3.

No final de Outubro, segundo o SNIRH estava a 62,9%, ou seja, recuperação praticamente nula. Aliás, basta ver pela minha zona onde até tem chovido bem e a Barragem do Caia apenas começou a aumentar uns cm's nos últimos dias. Para leste e para sul, tem chovido menos, portanto, imaginemos o que terá de chover para haver uma recuperação significativa.
A bacia do Guadiana está numa situação grave, tanto em Portugal, como em Espanha. Estive a ver algumas das barragens em Espanha através do satélite Sentinel e algumas estão mesmo em baixo, sendo que o rio em alguns locais, mais parece um riacho. Há cerca de 1 mês vi um vídeo na Ponte da Ajuda, entre Elvas e Olivenza, e também fiquei impressionado com o facto de estar tão baixo. No entanto, o caudal na estação hidrométrica do Monte da Vinha, a sul de Elvas, demonstra bem isso.

:D Obrigado!

:shocking: Não fazia ideia que estava tão em baixo: 2583 hm3/4150 hm3= 62,2 % !
E desses 2583, 1000 serão volume morto.
Assim por alto e face ao padrão de precipitações que temos tido não é sensato gastar mais de 15% Alqueva/ ano. Acho que este ano já perdeu uns 12% e tem estado a perder neste cenário de precipitações deficitárias. Se subir pouco ou nada neste ano hidrológico para o ano baixa dos 50%! É uma barragem com uma capacidade incrível mas não é eterna!

Geograficamente há uma grande diferença entre esses países do centro da Europa e Portugal. Chama-se Planície Europeia, que acaba nos Pirenéus.

Outra vez arroz de transvase? :D

Parece que levaram a sério o Aviso Laranja. Continuam a turbinar e a descarregar em bom ritmo: Qout em 272 m3/s, mesmo com Qin tendo diminuído significativamente, 186,2 m3/s.
Em duas horas baixou o armazenamento em 1,2%.

hM3Qg8K.jpg
DAHX3tY.jpg

Será que houve avisos às localidades ribeirinhas ao longo do Cávado? É que mesmo a jusante o vale tem uma bacia de recolha onde os acumulados têm sido substanciais, na ordem dos 80 mm.

Diferença out-in a diminuir e o ritmo de descida a travar, apenas 0,1% na última hora:
YF3vyIU.jpg
BKS47lK.jpg

Última edição: