E a de Alijo, não conheço de todo nem a zona, é uma barragem de terra zonada e para além de não chover assim tanto na zona, parece não ter nada que a alimente, deve estar apenas dependente do que chove por ali e dos terrenos ficarem saturados para haver escorrência.
“A barragem nesta altura já começou a encher, já começou a entrar um volume mais significativo de água relativamente ao consumo. Ou seja, tem aumentado os níveis de cota da barragem, mas ainda muito residual, estamos a falar em 2%, na última semana, que ela subiu apesar do tempo que fez e da quantidade de água que caiu”, salientou Vítor Ferreira.
Por natureza, explicou, esta é uma barragem que só durante o mês de janeiro é que começa a ter um volume significativo de reserva da albufeira.
“Porque são águas de escorrência e, portanto, como os terrenos ainda estavam muito secos, toda esta água ainda não foi a suficiente para fazer a saturação dos terrenos da envolvente da barragem. Estamos à espera que estas chuvas comecem a fazer uma diferença significativa na cota”, frisou
https://www.agroportal.pt/seca-barragem-comecou-a-encher-em-alijo-depois-de-um-verao-preocupante/