Seguimento Rios e Albufeiras - 2022

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
O local onde estão as árvores transforma-se em ilha quando o armazenamento ultrapassa os 60%, sensivelmente. Em agosto de 2013, estava a 72%. Comparando com os registos que tenho de novembro, já se nota bem diferença.

Sim, os valores de precipitação dos últimos dias são para ignorar porque não estão corretos, pois tem chovido imenso. 70% não sei, mas mais de 60% tenho a certeza que poderá atingir, irá depender dos caudais dos afluentes e a persistência dos mesmos. Com os acumulados previstos, certamente que irão ser impressionantes e se calhar o Rio Caia vai dar chatices.
Por acaso até fiquei surpreendido com o valor de hoje, pois esperava que ainda não tivesse atingido os 40%, por isso vamos ver.
Por princípio a Campanha de Rega de 2023 já deverá estar assegurada, e já vai nos 44,19 %.

Por princípio a Campanha de Rega de 2023 já deverá estar assegurada, e já vai nos 44,19 %.
Certamente que sim, vamos ver onde chega até ao final desta semana.

Barragem do Caia encaixou mais de 25 milhões de metros cúbicos de água desde o dia 7 de dezembro

Desde o dia 7 de dezembro e até ao dia de hoje, as chuvas que caíram proporcionaram um encaixe de 25 milhões de metros cúbicos de água na barragem do Caia.
De acordo com o engenheiro Luís Rodrigues, da Associação de Beneficiários do Caia, a albufeira apresenta à data um volume de 84 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 44% da sua capacidade máxima de armazenamento.
A 30 de novembro deste ano, ou seja há 12 dias, o nivel de armazenamento da Barragem do Caia era de cerca de 31%, o equivalente a cerca de 58,5 milhões de metros cúbicos de água.

Fonte

Caudais grandes no Noroeste:

Às 10h:
Alto Lindoso: 385m3/s.
Paradela: 179m3/s.
Vilarinho das Furnas: 146m3/s.
Salamonde: 171m3/s.

A Caniçada tem estado a fazer descargas para ganhar espaço. Está nos 81,1%, mas já estão a entrar 259m3/s.

Alto Rabagão: 81m3/s.

Estado do rio Loures ontem. Vamos ver se transborda ou não com a precipitação das próximas horas.

Venha ela, encher aí as albufeiras todas do sul.
Espero que consigam controlar as cheias, principalmente no Mondego.
A ver vamos se o Lima e o Douro não vão fazer estragos.
Lindoso ainda consegue encaixar muita água, mas a jusante da barragem os caudais vão subir muito, mesmo com Lindoso a debitar menos de 100m3/s, Touvedo não consegue segurar muita água e terá que abrir a goela.

Última edição:
bacia_precipitação.webp

As barragens do noroeste que se previnam: entre hoje e quarta feira deverão receber muita água. Também a zona do médio Tejo (Bacia do Sorraia) comportará uma elevada acumulação de precipitação nestes três dias.