Seguimento Rios e Albufeiras - 2022

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Para quem gosta de dados estatísticos como eu, não é fácil saber ao pormenor dados diários do Alqueva.
Não basta só saber os caudais efluentes e turbinados, pois os transferidos e os de consumo e captação não são disponibilizados.
Estou com uma curiosidade sobre se estão a transferir nesta altura e com que caudais.

Possivelmente devido à pequena diferença de cotas entre ela e Venda Nova..
O coroamento de 880mts apenas está acima 179 mts da Venda nova.
No PNB apareceu projecto sim para Paradela mas foi abandonado.
Embora entre Paradela/venda nova e Salamonde a cota seja superior a 400 metros e daí uma maior capacidade de gerar energia
Compreendo. No entanto o reforço de potencia deveria ou poderia ser vista na ótica de uma maior utilização de Alto Rabagão e menores descargas na Caniçada.
Isto porque se Alto Rabagão conseguisse bombear o que bombeia Venda Nova de Salamonde, e Salamonde da Caniçada, as descargas na Caniçada teriam sido residuais e Alto Rabagão já estaria a uns 80%. (Está a 49%).
Além disso, depois de toda esta chuva Alto Rabagão só subiu 30%. Ou seja, é uma albufeira que pelas limitações de afluentes que tem, ao ser esvaziada demora muito tempo até recuperar.

Associação de Beneficiários do Caia avisa agricultores para possibilidade de descargas na barragem​

A direcção da Associação de Beneficiários do Caia emitiu hoje um aviso dirigido aos agricultores do perímetro de rega da albufeira do Caia sobre a possibilidade de efectuar descargas na Barragem do Caia.

Informa-se os senhores agricultores proprietários de prédios rústicos que confinem com o Rio Caia, que procedam de modo a salvaguardar equipamentos e estruturas existentes de apoio à rega ou outros, perante a possibilidade da Associação de Beneficiários do Caia ter necessidade de efetuar descargas da Barragem do Caia”.

A albufeira, segundo os dados divulgados pela Associação de Beneficiários do Caia, apresentava esta quarta-feira uma quota de armazenamento de 87,85% em relação ao nível aconselhado para descargas. A represa apresentava uma cota de 231,49 metros e um volume de 166.918,000 milhões de metros cúbicos de água.

Linhas de Elvas

Barragem de Fagilde
De acordo com notícia do Jornal do Centro , os 27% da barragem de Fagilde deve-se "comportas terem sido abertas devido ao elavado caudal do rio Dão e ao risco de danos na Infraestrutura."
A ser assim, parece que o meu concelho (Nelas) mas também Viseu, Mangualde e Penalva, podem esperar a continuação de Verões complicados!!!

Barragem de Fagilde
De acordo com notícia do Jornal do Centro , os 27% da barragem de Fagilde deve-se "comportas terem sido abertas devido ao elavado caudal do rio Dão e ao risco de danos na Infraestrutura."
A ser assim, parece que o meu concelho (Nelas) mas também Viseu, Mangualde e Penalva, podem esperar a continuação de Verões complicados!!!

Esqueceram-se das comportas abertas ou sobrestimaram as afluências que iriam chegar a Fagilde? :huh:

Enquanto estivermos com este regime de chuvas constantes e abundantes, a barragem estará quase sempre de comportas abertas, porque a barragem é pequena e enche num instante.
Supostamente estariam a elaborar um projeto para a reabilitação/aumento da capacidade da barragem feito até o final deste ano, mas ainda não vi nada....

Se não houver obra, Viseu/Mangualde/Penalva/Nelas estão sempre a uns 5 meses secos consecutivos, de uma repetição de 2017.

Última edição:
O Rio Guadiana, junto à ponte da Ajuda (antes do açude do Monte da Vinha) ia bem composto hoje:
PvBHAKp.jpg

sK79Uiz.jpg

Continua a entrar uma boa quantidade de água para o Alqueva.
Hoje o Alqueva parece duas albufeiras diferentes pela cor da água :p

UYM0VBL.png

Incrível a quantidade de sedimentos que devem estar a depositar nesse monstro. Mourão é o sítio onde as "duas cores" se dispersam.

Ontem pelo sentinelhub:

1672252881781.png

E os embalses do Guadiana no lado espanhol também ganharam vida:

1672253212482.png

La Serena, em baixo na imagem, 2a maior albufeira da P. Ibérica, ainda tem muito para crescer. O que está visivel em satélite é apenas 17%... :wacko:

Última edição:
Castelo de Bode hoje:

Hoje o Alqueva parece duas albufeiras diferentes pela cor da água :p

UYM0VBL.png

Incrível a quantidade de sedimentos que devem estar a depositar nesse monstro. Mourão é o sítio onde as "duas cores" se dispersam.

Ontem pelo sentinelhub:

Ver anexo 3695
A fazer lembrar a confluência das águas dos rios Negro e Solimões :D

Pois esse eu sei, eu queria era destas 69 ou pelo menos uma lista de quais são para as poder procurar

"O Sistema Global de Rega de Alqueva, que beneficia, atualmente, uma área com cerca de 130 000 hectares de regadio, é constituído por um conjunto de 69 barragens, reservatórios e açudes,"
A Edia pública anualmente mais dados, mas infelizmente dados diários ou até semanais não fornece publicamente da água transferida do Alqueva para alimentar todo o sistema.
É uma rede complexa de distribuição.
Pode ser que um dia se possa ter acesso a esses dados publicamente.