joralentejano
Super Célula
Acho que já temos barragens que chegue, o problema por cá não é a falta delas, mas sim não se saber poupar água. A Barragem do Caia foi contruída com o objetivo de servir apenas para rega, entretanto também já fornece a água a 4 concelhos. Primeiro era só Arronches, C. Maior e Elvas, agora também já é Monforte. Ou seja, cada vez temos menos água, mas faz de conta que temos muita. Também não adianta construir novas barragens se o objetivo é destruir ecossistemas com os olivais intensivos como se tem feito no Alentejo.Só ouvimos, mais barragens, mais isto e aquilo e depois temos um desperdício colossal de água a nível nacional, se apenas uma barragem tem estas perdas para a agricultura, agora juntemos mais barragens, mais canais de rega obsoletos para a agricultura e todas as condutas de água obsoletas que existem no país para o abastecimento público e o problema é bem maior do que aquilo que pensamos.
Aqui, em Olhão, antes das autárquicas andaram a pavimentar algumas ruas, passado alguns meses, algumas já estão esburacadas porque rebentou a conduta, em vez, de substituírem as condutas algumas com 50 ou 70 anos e depois repavimentarem e poupam dinheiro, gastam dinheiro em fazer retoques.
Tal como já referi, o maior problema neste momento no Alentejo não são as barragens, mas sim em termos agrícolas. Relativamente às barragens, a preocupação só vai começar no próximo outono caso continue sem chover e se não houver medidas para não se desperdiçar tanta água na rega. Neste momento a atenção está virada para as barragens do Norte e Centro, fala-se na falta de chuva, mas nunca na vida uma barragem diminui o armazenamento de forma drástica com aconteceu com as mesmas durante o inverno, mesmo chovendo pouco ou nada nestes meses. Só me faz confusão como é que é possível, sabendo que não tem chovido nada e as previsões indicam a continuação do tempo seco, desperdiçarem água desta maneira. O encerramento das centrais a Carvão pode ter tido algum impacto, mas não é a única justificação. Talvez o negócio seja a melhor explicação, isso sim.
Cá estaremos para pagar a fatura da luz e da água e depois a desculpa é a falta de chuva. Tristes...
Relativamente às condutas, o mesmo se faz em relação às estradas, mas este assunto não faz parte deste tópico.
Última edição: