o Douro tem vindo a baixar constantemente, dos 3100m3/s que esteve às 3,4 da manhã, por agora situa-se nos 2200.
nas ultimas 2h desde que acordei já se nota uma baixa considerável
O caudal do rio Douro estabilizou esta manhã, na zona do Peso da Régua, depois de ter subido cerca de quatro metros durante a madrugada
A Proteção Civil emitiu no domingo um aviso à população para o risco de cheias e inundações, após "precipitação persistente" que levou ao "aumento significativo dos caudais do rio Douro".
O comandante dos bombeiros do Peso da Régua, Rui Lopes, referiu que, pelas 04:00, se verificou um pico no caudal do Douro, que subiu cerca de quatro metros acima do caudal normal.
"Atingiu o nível máximo da última inundação que tivemos há duas semanas", apontou o responsável, que explicou que o caudal galgou a zona do cais da Régua, ficando a meio do edifício do bar, ali instalado, mas que se encontra fechado.
Os acessos à zona ribeirinha e à ecopista, localizada junto ao rio, estão cortados.
Rui Lopes disse que esta manhã o caudal estabilizou e salientou que, no terreno, vão manter-se numa monitorização permanente os elementos da Proteção Civil Municipal, bombeiros, GNR, Polícia Marítima e Autoridade Marítima.
As atenções, acrescentou, estão centradas nas condições meteorológicas e nas descargas nas barragens espanholas que se poderão refletir nesta zona do distrito de Vila Real.
"Para já a situação está controlada", frisou o comandante.
O presidente da Câmara do Peso da Régua, José Manuel Gonçalves, destacou pela "positiva" a monitorização e gestão que está a ser feita do rio.
"Já há muitos anos que não chovia como tem acontecido e a verdade é que a água ainda não veio cá em cima à avenida. Houve coisas que melhoraram na monitorização de todo o processo", apontou o autarca.
Para José Manuel Gonçalves, a "situação tem sido gerida de uma forma exemplar".