Seguimento Rios e Albufeiras - 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.
Barragem da Régua hoje de manhã cedo quando debitava cerca de 2500m3/s

Mais abaixo em Carrapatelo

1673290334140.png

Dez anos depois. Barragem do Caia em Elvas vai efetuar descargas​

Barragem do Caia com 97,12% de armazenamento. Vai efetuar descargas de superfície amanhã de manhã.

sIaE9Ae.png

COMUNICADO ABCAIA - DESCARGAS DE SUPERFÍCIE
A ABCAIA vem por este meio comunicar às populações dos concelhos de Elvas e Campo Maior que irá proceder a descargas de superfície na Barragem do Caia no dia 10 de janeiro pelas 10.00 horas.

Fonte
Não deveriam usar o descarregador de fundo, para ajudar a combater o assoreamento da barragem?

Não deveriam usar o descarregador de fundo, para ajudar a combater o assoreamento da barragem?
De momento não porque a Associação quer que o caudal de saída seja metade do valor que o descarregador de fundo debita, para não haver possíveis constrangimentos a jusante da barragem. O objetivo destas descargas é garantir algum encaixe para outros episódios de precipitação e o volume da barragem só é controlado através das descargas de superfície.

Última edição:
De momento não porque a Associação quer que o caudal de saída seja metade do valor que o descarregador de fundo debita, para não haver possíveis constrangimentos a jusante da barragem. O objetivo destas descargas é garantir algum encaixe para outros episódios de precipitação e o volume da barragem só é controlado através das descargas de superfície.
2 questões

1)Mas o descarregador de fundo, não é como uma torneira que apenas se abre o que se quer?

2) o volume da barragem só é controlado através das descargas de superfície???

A água a sair pelo fundo também faz descer o nível da água, ( ou eu não estou a entender o significado de volume de água)

2 questões

1)Mas o descarregador de fundo, não é como uma torneira que apenas se abre o que se quer?

A água a sair pelo fundo também faz descer o nível da água, ( ou eu não estou a entender o significado de volume de água)
Não conheço que tipo de equipamentos têm neste caso, mas existem tipos de comportas que só funcionam (por questões de segurança no funcionamento) em regime de totalmente aberta ou totalmente fechada. Pelo contrário, outras comportas (ditas comportas de regulação de caudal) podem funcionar em aberturas parciais e com isso escolher-se um caudal de descarga mais apropriado para a situação… em muitas barragens as condutas das descargas de fundo são as mesmas que se utilizaram nos desvios provisórios (do curso de água) durante a construção, daí levarem esse tipo de comportas. Neste caso como durante 10 anos não houve descargas, pode-se querer um caudal baixo devido às zonas a jusante, esta é a minha leitura!…
É muito bom ver essa albufeira praticamente cheia. Hoje o Alqueva (fruto tbm da bombagem habitual do fim‑de‑semana) chegou à cota 150.00m, espectáculo!!

2 questões

Penso que no caso deste descarregador de fundo isso não acontece, mas as comportas das descargas de superfície abrem-se consoante a necessidade que se tem e suponho que seja por isso que se quer utilizar a descarga de superfície agora. No entanto, não percebo muito bem do assunto, apenas referi aquilo que ouvi durante a tarde vindo de quem trabalha na associação.
Deixo a breve entrevista, que não conseguia encontrar:

A Rádio Campanário falou com Luís Rodrigues da Associação de Beneficiários do Caia sobre a possibilidade de serem efetuadas descargas nesta Barragem, dentro de pouco tempo.

Luís Rodrigues começou por nos referir “a Barragem do caia apresenta já neste momento um volume considerável “ acrescentando “vamos começar a fazer descargas no dia de amanhã, terça-feira”.

Luís Rodrigues explica ainda que serão “descargas controladas ,ou seja, não serão descargas de fundo, uma vez que o volume que debita a descarga de fundo é um volume considerável, 60 metros cúbicos por segundo, o que poderá trazer algum constrangimento a jusante da Barragem.”

Com as duas descargas previstas para amanhã, a Associação de Beneficiários do caia refere “vamos tentar debitar metade desse volume com as duas comportas de superfície de maneira a que consigamos baixar um pouco o nível da barragem para ter algum encaixe numa precipitação que possa ocorrer.”

Questionado se está ponderada a realização de alguma descarga de fundo, Luís Rodrigues esclarece “a descarga de fundo debita 60 metros cúbicos por segundo, as duas comportas de superfície debitam 460 pelo que não é com a descarga de fundo que se consegue controlar o volume da barragem.”

A este propósito Luís Rodrigues explica ainda que “a descarga de fundo tem a sua funcionalidade mas com um volume muito mais reduzido.”

Fonte

Vi um comentário no facebook onde era referido que a comporta do descarregador de fundo está avariada, mas não sei se é verdade. Penso que na entrevista não teria havido problema em referir tal coisa, por isso tenho dúvidas.
Também já vi críticas ao facto de não se aproveitar a água porque vai toda parar ao mar. Pelos vistos há quem se esqueça de que, neste caso, antes do mar ainda há o Alqueva.

Essa explicação está um pouco confusa.
Por um lado diz que o volume do descarregador de fundo é considerável, mas depois diz que não é com o descarregador de fundo que consegue controlar o volume da barragem.
Gato escondido com rabo de fora.
Cá para mim é bem provável que esteja mesmo avariado, agora se assim for qual o motivo de esconder isso?
Não está prevista muita chuva para já, pelo que na minha modesta opinião não deveriam baixar muito o volume.
Pois se o resto da estação não der muito mais chuva, alguém se vai arrepender.
É tirar só o que entrou nos últimos três dias e esperar para ver.

Essa explicação está um pouco confusa.
Por um lado diz que o volume do descarregador de fundo é considerável, mas depois diz que não é com o descarregador de fundo que consegue controlar o volume da barragem.
Gato escondido com rabo de fora.
Cá para mim é bem provável que esteja mesmo avariado, agora se assim for qual o motivo de esconder isso?
Não está prevista muita chuva para já, pelo que na minha modesta opinião não deveriam baixar muito o volume.
Pois se o resto da estação não der muito mais chuva, alguém se vai arrepender.
É tirar só o que entrou nos últimos três dias e esperar para ver.
Acho um bocado estranho esconderem isso caso seja verdade, mas pronto, eles lá sabem. De facto, na entrevista, ele não chega a responder se está prevista a possibilidade de haver descargas de fundo em breve.
Mais vale prevenir, nunca se sabe o que pode aparecer. Esperemos que não, mas imagina que aparece uma situação idêntica ao 13 de dezembro? Na situação atual, tinham de abrir as comportas na sua totalidade. Uma pessoa nem tem ideia do caudal de entrada nesse dia visto as estações hidrométricas estarem todas avariadas, mas para uma barragem destas armazenar 20% do armazenamento total em 24 horas, não foi brincadeira nenhuma. Até abril, ainda muito pode chover e, a menos que haja uma grande pausa nos próximos tempos, neste momento qualquer chuvinha faz logo aumentar os caudais.

Estado
Fechado para novas mensagens.