Seguimento Rios e Albufeiras - 2024

Acho que a Foupana consegue ter caudais maiores que Odeleite... já li algures que tem uma bacia maior.
Penso que seria interessante conseguir transferir alguma água para Odeleite tendo em conta essa possibilidade. Já a barragem tenho algumas dúvidas.
Chegou a falar-se disso na década passada como alternativa a um outro projeto, mas parece que também não avançou

Já a barragem tenho algumas dúvidas.
Talvez bastassem uma séria de açudes com canais de derivação?

Os romanos punham a água a subir encostas nos seus aquedutos apenas com a gravidade, tem que haver forma de tornar isto real...
Só com a gravidade não é possível, é necessária energia exterior para aumentar a energia potencial gravítica da massa de água elevada. O Parafuso de Arquimedes era um dispositivo criado para esse efeito, mas a sua rotação tinha de ser acionada com energia fornecida por trabalho muscular braçal ou de animais, ou talvez por moinhos de vento ou mesmo engenhos acionados por uma parte desviada da corrente de água.
Certos desníveis também eram vencidos com noras de alcatruzes, por exemplo, mas sempre precisando de uma energia externa.

Subida das barragens no Algarve (dados 22/01):

Bravura - 1.4%
Arade =
Funcho - +4%
Odelouca - +3%

Odeleite - +8%
Beliche - +8%

Fonte: SNIRH
É uma subida notável e como eu já esperava nem precisa de chover muito, ou melhor quase nada, basta que os terrenos não estejam secos.
Odeleite e Beliche subiram 8% que dentro de 1 semana se transformação em 10%.
Ja Bravura foi decepcionante a subida..
Arade é estranho não ter ganho nada, já que Odelouca e Funcho ganharam 3% que dentro de 1 semana será 4%

Barragem do Caia com 95,82% em relação à cota de descarga (190.000.000m3) e 90% em relação ao NPA (203.000.000m3).

A Barragem do Abrilongo subiu 26%, estando a 98% de acordo com o boletim do SNIRH.

No Algarve, Barragem de Odeleite com uma ligeira diferença, ainda muito precisa de chover.
Primeira foto tirada há 8 dias, antes das chuvas, e a segunda foi ontem:

É uma subida notável e como eu já esperava nem precisa de chover muito, ou melhor quase nada, basta que os terrenos não estejam secos.
Odeleite e Beliche subiram 8% que dentro de 1 semana se transformação em 10%.
Ja Bravura foi decepcionante a subida..
Arade é estranho não ter ganho nada, já que Odelouca e Funcho ganharam 3% que dentro de 1 semana será 4%
A barragem de Arade só sobe quando o Funcho libertar água. Neste caso com o Funcho com 3% de aumento podemos considerar um aumento de 1,5% no Arade e 1,5 no Funcho. O Funcho aguentando o abastecimento público a Barlavento perde cerca de 1% à semana. Esse aumento não é nada e ainda mais porque a Águas do Algarve precisa da reserva estratégica do Funcho.

Ainda tem de me explicar isso muito bem de ter barragens para armazenar mais água porque o clima é torrencial blá blá blá. Então Odelouca em 3 anos subiu 3% agora, outras barragens subiram pouco mais... Ora a barragem da Foupana era muito boa se tivesse sido construída à 20 anos atrás! Agora era para quê? Para estar a 10%?...
Se calhar sou eu que sou muito burro...

Mondego e ainda Girabolhos

Cota de cheia no Mondego sobe 2 metros

As vezes não podemos ser melhor país quando temos autarcas que não sabem do que falam..
Até fui confirmar no projecto e acreditar que uma barragem com volume útil de 59hm³ se fosse construída na cota máxima, com 197hm³ de capacidade total mas onde 140m3 são de volume morto, iria resolver inundações na Aguieira que é 3x maior...
Qualquer dia, para os nossos autarcas, um açude resolve

Alguns posts da discussão sobre transvases foram movidos para o tópico:

-> Faz sentido pensar em transvases em Portugal

Deixemos este tópico para o seguimento corrente dos Rios e Albufeiras, tudo o que se enquadrar no tema transvases postem no outro tópico por favor. ;)

Última edição:
Ainda tem de me explicar isso muito bem de ter barragens para armazenar mais água porque o clima é torrencial blá blá blá. Então Odelouca em 3 anos subiu 3% agora, outras barragens subiram pouco mais... Ora a barragem da Foupana era muito boa se tivesse sido construída à 20 anos atrás! Agora era para quê? Para estar a 10%?...
Se calhar sou eu que sou muito burro...
Não percebo a tua questão.
Mesmo nas lonas, Odelouca contribuiu com mais de 20hm3 na época seca de 2023. Se não fosse Odelouca, onde se iria buscar esse volume de água?
Havendo mais barragens, pouparias as existentes. Não percebo a dúvida.