Seguimento Rios e Albufeiras - 2024

Pluma de sedimentos já visíveis na foz do Mondego e Tejo. Pelo Sado, os sedimentos parecem assentar no estuário. Pelo Guadiana, ainda duas cores diferentes na albufeira do Alqueva e ainda deve demorar alguns dias até a cor uniformizar.

1706033054963.webp

Não percebo a tua questão.
Mesmo nas lonas, Odelouca contribuiu com mais de 20hm3 na época seca de 2023. Se não fosse Odelouca, onde se iria buscar esse volume de água?
Havendo mais barragens, pouparias as existentes. Não percebo a dúvida.
Odelouca foi finalizada em 2005 e conseguiu chegar a uns 80% no máximo, a Foupana se fosse concretizada em 2030 ía andar em que volumes? Eu também posso construír uma V10 para aproveitar só um quarto e uma casa de banho. É legítimo mas será sensato?
Bom podes sempre me dizer que tudo vai melhorar e melhores anos virão, não o vou contrariar.
Antigamente acabavam o telhado e vinha uma carga de água mesmo a tempo de o testar :D
Olha tens o exemplo do Alqueva...

Odelouca foi finalizada em 2005 e conseguiu chegar a uns 80% no máximo, a Foupana se fosse concretizada em 2030 ía andar em que volumes? Eu também posso construír uma V10 para aproveitar só um quarto e uma casa de banho. É legítimo mas será sensato?
Bom podes sempre me dizer que tudo vai melhorar e melhores anos virão, não o vou contrariar.
Antigamente acabavam o telhado e vinha uma carga de água mesmo a tempo de o testar :D
Se não fosse Odelouca, a água já tinha deixado de correr nas torneiras de muitas localidades do Algarve.
Não importa estar cheia. Importa sim é que garanta água. Como disse, mesmo em estado crítico, este verão contribuiu com 20hm3. Se não fosse isso, como seria?
O que acontece é exactamente o contrário, constrói-se V10, e o reservatório de água só dá para V5. Se querem V10 tem que haver mais capacidade de armazenar água. Exactamente para quando chover. Ou nunca mais vai chover?
Quantos anos demorou a encher o Alqueva? Agora vele ouro!

Estar a construir barragens onde não chove o suficiente nem para as encher a 50% é um disparate , ainda por cima quando estamos a falar de pequenas bacias hidrograficas. Está claramente a marcar-se de há uns anos para cá um divisão , entre regiões chuvosas ou remediadas e regiões secas , que passa sensivelmente na latitude Setubal/Evora . Por acaso o Alqueva escapa porque o Guadiana vem de Nordeste e a tem uma bacia hidrografica enorme.Se a construção de barragens resolve-se o problema por si só , Marrocos e a Argelia poderiam ter água que nunca mais acabava.

Estar a construir barragens onde não chove o suficiente nem para as encher a 50% é um disparate , ainda por cima quando estamos a falar de pequenas bacias hidrograficas. Está claramente a marcar-se de há uns anos para cá um divisão , entre regiões chuvosas ou remediadas e regiões secas , que passa sensivelmente na latitude Setubal/Evora . Por acaso o Alqueva escapa porque o Guadiana vem de Nordeste e a tem uma bacia hidrografica enorme.Se a construção de barragens resolve-se o problema por si só , Marrocos e a Argelia poderiam ter água que nunca mais acabava.
A bacia do Guadiana Espanhol está a 32%. Se fossemos olhar para isso, nunca se tinha construído Alqueva. Aliás, antes da sua construção foram muitos, mesmo muitos os protestos contra a sua construção. E muitos também eram aqueles que diziam que o Alqueva nunca iria encher.
As barragens não servem para estar cheias. Servem sim para reter água quando chove, para utilizar quando não chove.
Neste momento quaisquer 20, 30, 50 hm3 são bem-vindos à região. Qual é a solução?

Na Foupana poderiam fazer somente um açude e depois ter um sistema de transvase para Odeleite, está a pouco mais de 2km.

Na Foupana poderiam fazer somente um açude e depois ter um sistema de transvase para Odeleite, está a pouco mais de 2km.
Por razões de conservação ambiental nenhuma barragem na Foupana ou no Vascão será feita. O mais provável é que se faça um transvase do Pomarão até à barragem de Alcoutim e depois daí até Odeleite. :unsure:

Por razões de conservação ambiental nenhuma barragem na Foupana ou no Vascão será feita. O mais provável é que se faça um transvase do Pomarão até à barragem de Alcoutim e depois daí até Odeleite. :unsure:
Não esquecer que os próprios espanhóis têm uma captação (ilegal) no Pomarão...

Guadiana a voltar aos caudais mais habituais, 170 m3/s.

Pelo Tejo, Espanha a turbinar e deverá continuar a semana toda, Fratel constantemente acima dos 900 m3/s e sem grande capacidade de armazenar alguma coisa. Tanto Fratel e Belver a 20cm do NPA e não há sinais de se querer ir para o território de NMC.

Muita areia para recarregar as praias.
E não só. Toda a flora marítima agradece os nutrientes, e principalmente os peixes juvenis que crescem nas zonas mais costeiras também agradecem, principalmente a sardinha.
Artigo no DN de 2 de Janeiro de 2020:
... "Todo esse barro foi parar ao rio. É ótimo", continuou o hidrobiólogo, esclarecendo que a argila "vai fertilizar naturalmente a água do rio e depois a do mar". Ou seja, "enriquecendo a águas e as algas, que se vão desenvolver na primavera graças a um adubo natural. "A sardinha vai comer essas algas e no São João vamos ter sardinha muito boa. É o ecossistema a funcionar" ...
A ler:

Alcantara e Valdecañas vão estar a turbinar nos próximos dias, de forma a ganharem espaço para eventuais situações de precipitação forte. O que significa que do lado de cá, o Tejo manterá um bom caudal.
Fico sempre a pensar no seguinte: neste episódio, sem qualquer descarga de Alcantara, o Tejo atingiu os 2500m3/s em Almourol. Alcantara barrou caudais de ~7000m3/s instantâneos, sendo que a montante outras barragens o barraram também.
Ora, se por ventura não houvesse nenhuma barragem que caudal passaria em Almourol? Mais de 10.000m3/s, seguramente. Numa rápida pesquisa encontrei um valor de 11.000m3/s nas grandes cheias de Fevereiro de 1979.

Já praticamente recuperou o que perdeu na época seca. Bem bom!
Apesar da recuperação, no lado Espanhol ainda temos La Serena e Cijara com 17,6% e 30% respectivamente.

Melhorias também no sudoeste, mas com Monte da Rocha e Campilhas ainda em valores críticos.

Ver anexo 9502
RIO TEJO AS GRANDES CHEIAS 1800-2007:

Não esquecer que os próprios espanhóis têm uma captação (ilegal) no Pomarão...

Guadiana a voltar aos caudais mais habituais, 170 m3/s.

Pelo Tejo, Espanha a turbinar e deverá continuar a semana toda, Fratel constantemente acima dos 900 m3/s e sem grande capacidade de armazenar alguma coisa. Tanto Fratel e Belver a 20cm do NPA e não há sinais de se querer ir para o território de NMC.
Essa captação ilegal foi uma afronta a Portugal, feita no período pós revolução em Portugal, se bem que pensada ainda antes.
E foi acertado depois de fazerem a barragem de Chança ser desativado em 2003, até hoje...
Daí Portugal ter que ter cuidado com Espanha.
Se Portugal vier a fazer algum acordo com Espanha sobre o Alqueva ajudar o sul de Espanha, eu espero bem que não, mas para mim a única solução para um acordo, era eles ajudarem no pagamento de um plano de transvase de água para Alqueva.
Pagam e bem, não há pão para malucos, nem almoços de borla.

Barragem do Caia quase a 97%:
UmOLQ7O.png

Aviso de descargas caso haja previsão de novo período chuvoso:

jb09POF.png

Entretanto, a Barragem de Montargil já atingiu a cota máxima.

Última edição: