Seguimento Rios e Albufeiras - 2024

Ainda no rescaldo da semana de chuva algumas barragens Algarvias acumularam +1%. São elas:
Odelouca : +1% para os 29%;
Odeleite:+1% para os 39%;
Beliche: +1% para os 32%.

As restantes com subidas muito ligeiras abaixo de 1%. Entretanto com a persistência do tempo seco deve estagnar ou mesmo começar a descer ( os caudais de entrada já devem ser muito reduzidos)

Contando apenas com os actuais níveis o abastecimento público está mais do que garantido até ao final do ano no entanto a agricultura tem de ficar estagnada especialmente aquela que depende das barragens. Agora é contar que a Primavera seja generosa...

Última edição:
Ainda no rescaldo da semana de chuva algumas barragens Algarvias acumularam +1%. São elas:
Odelouca : +1% para os 29%;
Odeleite:+1% para os 39%;
Beliche: +1% para os 32%.

As restantes com subidas muito ligeiras abaixo de 1%. Entretanto com a persistência do tempo seco deve estagnar ou mesmo começar a descer ( os caudais de entrada já devem ser muito reduzidos)

Contando apenas com os actuais níveis o abastecimento público está mais do que garantido até ao final do ano no entanto a agricultura tem de ficar estagnada especialmente aquela aquela que depende das barragens. Agora é contar que a Primavera seja generosa...
Porque achas que o abastecimento está garantido?
Se não chovesse mais Odeleite perderia em Fevereiro entre 1 a 2% que aumentaram em Março e Abril para 2 a 3% ou seja entrava se em Maio com a barragem a cerca de 32%...
Já para não falar das barragens do Barlavento...

Porque achas que o abastecimento está garantido?
Se não chovesse mais Odeleite perderia em Fevereiro entre 1 a 2% que aumentaram em Março e Abril para 2 a 3% ou seja entrava se em Maio com a barragem a cerca de 32%...
Já para não falar das barragens do Barlavento...
Se cortarem a água à agricultura está garantido! Estou a falar de cortes de 50% ou mais, talvez os 70% que foram anunciados aqui à semanas. Ainda tens a suposta poupança e talvez o maior apoio dos aquíferos. Em teoria só precisamos praí de uns 50hm3 para abastecimento público até Outubro e ainda temos a Primavera...

Vem aí uma chuvada depois do Carnaval até os cães vão beber água de pé, só para calar os políticos. :D Tudo o que dizem os políticos é mentira, eles querem é aumentar o preço da água e impor restrições como vivêssemos na idade média. :D

Em Tavira, já reduziram a pressão da água para as pessoas começarem a lavarem-se à gato. :D

Se a obra da central dessalinizadora andar ao ritmo da electrificação da linha do Algarve nem em 2030 estará pronta. :D

A barragem de Campilhas (13%) e de Monte da Rocha (11%) continuam a subir uns milímetros em cota todos os dias, mas o volume armazenado continua criticamente baixo e assim vai continuar enquanto não voltar a chover de forma mais consistente. A barragem do Monte da Rocha não tinha "tanta" água armazenada desde Julho de 2022 o que revela o quão miseráveis têm sido as chuvas naquela região. :(

Estive por terras Algarvias mais concretamente em Sagres, onde já não ia há uns valentes anos e ontem de manhã já notei menos pressão na água da rede e não foi de madrugada, foi de manhã. Portanto o município de Vila do Bispo já implementou o corte na pressão de água. Fui à barragem de Odeceixe/Bravura e o panorama era este :(

HO4A7498.webp

Barragem do Caia com 98% da cota aconselhada para descarga. Considerando as previsões para o final da semana, vai mesmo ter de descarregar.

Partilho algumas imagens aéreas de há 1 semana atrás:
u40hfXw.jpeg

eZwXvnR.jpeg

IJdb28s.jpeg

mE4SGyn.jpeg

Fonte: Luís Mourato

Barragem do Caia com 98% da cota aconselhada para descarga. Considerando as previsões para o final da semana, vai mesmo ter de descarregar.

Partilho algumas imagens aéreas de há 1 semana atrás:
u40hfXw.jpeg

eZwXvnR.jpeg

IJdb28s.jpeg

mE4SGyn.jpeg

Fonte: Luís Mourato

Como seria de prever:

Como seria de prever:
E até pode ser já no dia 8, seria melhor para precaver surpresas (agradáveis, eu diria).

A Apartadura já hoje fez descargas de fundo:

Fui pesquisar sobre essa barragem e o rio Sever.

E fiquei a saber que a água dessas descargas vai para Espanha para a barragem de Cedillo.

Achei que o "único" rio português que corria de sul para norte era o Sado, mas já percebi que estava enganado.

E fiquei a saber que a água dessas descargas vai para Espanha para a barragem de Cedillo.

Achei que o "único" rio português que corria de sul para norte era o Sado, mas já percebi que estava enganado.
Na bacia do Douro, pelo menos, tens uns quantos que o fazem ;)

Como seria de prever:
Já era mesmo expectável que tal viesse a ser comunicado ao longo desta semana, tendo em conta que as previsões para um novo período chuvoso se mantêm.

E até pode ser já no dia 8, seria melhor para precaver surpresas (agradáveis, eu diria).

A superfície frontal da madrugada de quinta para sexta não me parece ser muito intensa ao ponto de originar um aumento significativo dos caudais e como a barragem ainda tem alguma folga em relação ao NPA, não deverão haver surpresas.
No entanto, com os modelos de alta resolução a preverem cerca de 100mm para a Serra de S. Mamede neste evento, caso se concretizem, vai descarregar durante um bom par de dias com um volume de descarga superior ao do ano passado certamente. A Barragem do Abrilongo também já está a 100%, portanto, o Guadiana vai receber muita água desde a minha zona.

Não muito longe do Sado, tens também o Mira que corre de sul para norte.

Última edição:
O tempo seco que se viveu nas últimas semanas deu as albufeiras do norte e centro ganharem bastante espaço.
A energia hidroelétrica tem estado em grande.

No noroeste temos por exemplo Alto Lindoso nos 70% e Vilarinho das Furnas nos 64%.
No Zêzere estão nos 80%. No Mondego e no Vouga também está tudo com bastante espaço.

O Tejo tem corrido abundantemente, com Alcântara também a ganhar espaço.

Portanto, parece tudo preparado para os próximos dias de chuva.