Seguimento Rios e Albufeiras - 2024

Fui pesquisar sobre essa barragem e o rio Sever.

E fiquei a saber que a água dessas descargas vai para Espanha para a barragem de Cedillo.

Achei que o "único" rio português que corria de sul para norte era o Sado, mas já percebi que estava enganado.

O que não falta em Portugal são rios que correm de Sul para Norte: Sado, Mira, Coa, Águeda, Paiva, Varosa, Távora, etc. :D

Última edição:
Barragem do Caia a descarregar, desta vez apenas com uma comporta aberta.

Barragem do Caia a descarregar, desta vez apenas com uma comporta aberta.

Já visível na altura do rio na passagem pela fronteira:

1707495122455.webp

Reportagem da RTP1 sobre as descargas da Barragem do Caia:

Ver anexo 9719
Ao longo do dia foi subindo de forma gradual e na última hora registou uma subida mais significativa, não sei porque motivo...

LkqeRjD.png

Talvez tenham aberto um pouco mais a comporta. O rio Caia em Arronches tem um caudal significativo.

É uma pena o SNIRH não ter nenhuma estação hidrométrica a funcionar. É preciso o Rio Caia chegar ao lado espanhol para ter alguma monitorização acessível ao público. :dry:

Última edição:
O descarregador de fundo está avariado??

Já o ano passado não o usaram...
Esse rumor continua a circular, mas de acordo com o presidente de associação não está avariado, apenas não é utilizado por questões de segurança e eficiência.
O descarregador de fundo pode servir para fazer alguma limpeza do fundo da barragem, mas não havendo grandes caudais de entrada e tendo em conta que existe uma boa folga até ao NPA, não faz sentido utilizá-lo.

Ao contrário do ano passado, este ano estão mais “contidos” uma vez que apenas abriram uma comporta.

Esse rumor continua a circular, mas de acordo com o presidente de associação não está avariado, apenas não é utilizado por questões de segurança e eficiência.
O descarregador de fundo pode servir para fazer alguma limpeza do fundo da barragem, mas não havendo grandes caudais de entrada e tendo em conta que existe uma boa folga até ao NPA, não faz sentido utilizá-lo.

Ao contrário do ano passado, este ano estão mais “contidos” uma vez que apenas abriram uma comporta.
Podes explicar um nadinha melhor as questões de segurança e eficiência?

É que aquilo é+- uma torneira que abre e fecha.

Entre ter uma comporta aberta durante dias e usar o descarregador de fundo( que não é usado há anos) durante menos tempo aproveitando para desassorear o fundo e com isso aumentar ligeiramente a capacidade da barragem a opção parece-me ser clara.

Mas isto sou eu que não percebo de barragens.

Podes explicar um nadinha melhor as questões de segurança e eficiência?

É que aquilo é+- uma torneira que abre e fecha.

Entre ter uma comporta aberta durante dias e usar o descarregador de fundo( que não é usado há anos) durante menos tempo aproveitando para desassorear o fundo e com isso aumentar ligeiramente a capacidade da barragem a opção parece-me ser clara.

Mas isto sou eu que não percebo de barragens.
Eu também não percebo nada de barragens, apenas referi o que foi dito após um dos responsáveis pela ABCaia ter sido questionado sobre essa situação e não vou estar a contrariar.

Deixo a notícia:

Fact check: Comporta de fundo da Barragem do Caia está avariada?

Nesta pequena reportagem também é explicado:

Por muito explicada que seja a situação, vai haver sempre gente a teimar que está avariado, como tenho visto nos comentários de publicações sobre as descargas. Gente esperta é o que não falta nestes casos mesmo que não percebam nada do assunto. :D
Outra crítica é o facto de se fazerem as próprias descargas porque depois há queixas de que não há água. Pelos vistos, para algumas pessoas, não se faziam descargas e colocava-se em causa a segurança da própria barragem, mas esta crítica é transversal a todas as barragens que fazem descargas. Tal como já foi referido, no caso da Barragem do Caia, a água não se perde.

Tudo é criticado, até a forma como se abrem as comportas. De uma barragem com quase 60 anos não se pode esperar uma forma de abertura diferente e considerando a frequência com que faz descargas, não compensa estar a fazer mudanças.

Para mim, o mais importante é o facto da barragem estar cheia.