Seguimento - Setembro 2008

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Por cá, estou com 27,9 ºC e 48 %.
A máxima foi de 28,8 ºC e a tarde foi de céu nublado e vento fraco.

Boas fotos por ai pelos arredores de Lisboa! Aqui não tenho nada disso! rebentou uma trovoada no baixo Alentejo :thumbsup:

Vou com 24,7ºC, 65%HR e a máxima até ao momento foi de 27,3ºC...

Boas,

Temperatura actual: 30.4ºC :sweat:

Anda por aqui umas nuvens iguais ou parecidas a foto do Mário Barros (só espero não vir nada estragar as uvas :angry::sad:), será que virá algo.
Ontem um conhecido meu diz que para os lados da Malveira era só relampejar (ela anda ai:malandro:)

Ora bem... há pouco, como o Mário já relatou, passaram aqui uns belíssimos cumulus congestus...:D

Aqui vai o meu testemunho...

11754rw7.jpg

11758wj4.jpg

Mas parece que isto tudo foi apenas fogo de vista, porque o RADAR de trovoadas, nada detectou...

radarnohouvequalquertrool7.jpg

Neste momento, temperatura ainda alta, nos 25,8ºC:eek:
Humidade a 53%
Pressão a 1012 hPa
Vento a 23,4 km/h de NNO (338º)
Ponto de Orvalho nos 15,4ºC

Boas Pessoal

Por aqui dia com céu muito nublado mas nada de:rain:
Neste momento estão 30.4ºC que é também a máxima do dia-
A minima ficou-se pelos 15.1ºC

Aqui fica, então, o Time Lapse de há pouco...:D

Parece que já houve algumas descargas, no Algarve e Alentejo...:D

trovoada09092008qa9.jpg

A temperatura já desce, por aqui... pelo que tenho 23,2ºC neste momento
Humidade a 68%
Pressão a 1012 hPa
Vento a 13,0 km/h de OSO (248º)
Ponto de Orvalho nos 17,0ºC

Editado por um moderador:
Boa Tarde:)

Hoje a Máxima foi de 30.9ºC:hehe:.
Neste momento estão 29.3ºC e as nuvens estão a começar a abalar:sad:; mas que desgraça que está a ser este verão :angry: será que já não temos direito a festa:trovao: estou triste:(:sad:.

T.Minima de Hoje: 16.1ºC

Temperatura actual: 30.4ºC :sweat:

Desculpa dizer-te isto, mas é para o bem de todos. :)
Tenho andado sempre em cima dos teus registos e tenho reparado que há grandes desvios em relação à realidade.
De certeza absoluta não tens o sensor num local apropriado e, mesmo que o sensor não apanhe sol, sofre bastante com a influência da radiação difusa.
Isto significa que, mesmo estando à sombra, o teu sensor pode inflacionar os registos em praticamente 4 ºC, nomeadamente em dias de céu muito nublado como hoje, que são os piores nesse aspecto.
Por essas razões estás a iludir-te a ti e a todos os membros deste fórum ao relatares esses valores - não só tu, mas és o caso mais flagrante disso mesmo - que nada correspondem à realidade, arrisco a dizer que se desviam da realidade em cerca de 6 a 7 ºC.
Conheço muito bem essa zona e ainda ontem aí passei, às 16h, com apenas 21,5 ºC, portanto não restam dúvidas que se trata de falta de fiabilidade no que toca ao local e às condições em que instalaste o sensor.
Não digo isto por mal, eu já fui assim, mas temos de evoluir e aprender com os erros.
Se antes cometia os meus erros que tu, hoje já não os cometo porque tenho uma melhor consciência da realidade.
A menos que tenhas um abrigo instalado numa vertente voltada a Norte, como um RS ou um abrigo caseiro, os teus registos nunca irão estar muito próximos da realidade por uma razão simples; dias de céu muito nublado são dias em que a radiação difusa se apresenta a níveis muito elevados e, quer a reflecção da radiação solar pelas nuvens quer a reflecção e irradiação de calor dos objectos que envolvam o teu sensor - tal como paredes e janelas - irá refectir-se numa clara inflação das tuas leituras.
Posso dar-te um exemplo muito concreto; a minha máxima foi de 28,8 ºC na Davis e de 32,0 ºC no sensor voltado a Norte, à sombra e desabrigado.
Tenho a certeza que a máxima foi de apenas 28,8 ºC e não de 32,0 ºC, apesar de ter sentido bastante calor, não só porque a Davis é uma marca bastante fiável como os 32,0 ºC no outro sensor foram fruto de toda a absorção de radiação de que te falei.
Por isso, recomendo-te a recolocar o sensor num local mais arejado e protegido dos raios solares, nem que seja por um abrigo caseiro, o que te vai ajudar imenso a ter dados mais fiáveis.
Estou aqui apenas a defender o rigor e a lutar por uma maior qualidade nas nossas observações, pelo que agradeço a tua compreensão. :)
De resto, continuamos aqui à espera da tua participação, mas com um maior rigor na apresentação dos dados.