Seguimento Sul - Agosto 2013

Confirmo! Célula de grandes dimensões a leste, bem visível mas nao audível :) deve estar a descarregar bem em barrancos, e nas espanholas ensinasola e picos de aroche

Neste momento chove fraco a moderado em Barrancos, às 18:40 h foi a hora que a precipitação atingiu maior intensidade.

Neste momento acho que as pessoas de Portalegre já conseguem ver a trovoada a sudeste.
O radar do ipma e sat24 já indicam trovoada para esses lados( Sudeste de Portalegre).

Imagem Radar da intensidade de precipitação

tsml.png

Ninguém de Portalegre consegue visualizar a tempestade que está a sueste e colocar algumas fotografias se as condições o permitirem?:thumbsup:

Não tenho vista suficiente para esse lado, tenho parte da serra de S. Mamede a tapar. Essa célula passou aqui já na sua fase de morte e "reacendeu" a SE daqui, evoluindo nisso. Poderias ter mais sorte na webcam MeteoElvas, mas duvido.

26,2ºC. Máxima de 32,4ºC e mínima de 17,4ºC. Vento máximo de 30,6 km/h, média (10min) máxima de 20,1 km/h. Céu maioritariamente nublado durante o dia.

Ninguém de Portalegre consegue visualizar a tempestade que está a sueste e colocar algumas fotografias se as condições o permitirem?:thumbsup:

Tens alguma coisa contra os de Elvas? :p

Daqui vislumbram-se apenas os clarões a Nordeste, mas nada de raios e não há som. Mas vai passar ao lado...

291000Z 19004KT 160V220 9999 FEW010 BKN025 23/20 Q1015=

0º é Norte portanto o vento tem variado entre SSW e SSE sendo predominante de SSE. Nublado acima dos 750 mt.

o2zt.png

Vamos ver se chega cá alguma coisa! Para já a acção está demasiado a leste mas parece que a tendência é avançar para oeste/sudoeste, ou seja podemos ter uma trovoada a vir de Nordeste o que geralmente é bom para a serra do Caldeirão. Vamos ver...

a coisa vai evoluindo, o céu cobriu-se de um tecto de nuvens aqui por Faro. A trovoada de Messines dissipou-se um pouco mas está a aumentar a área...

Eu tenho um radar que mede a intensidade de precipitação mas não mede a refletividade mas ao menos dá para saber o tamanho da célula, onde se localiza e para onde se move.

Neste momento já existe trovoada a Norte de Loulé.

Imagem Radar da Intensidade de Precipitação

f168.png

Boa ajuda Miguel. :)

Não sei se é impressão minha mas parece estar a desenhar-se uma espécie de ligação entre essa trovada e Cádis... a oeste não acontece nada.

Depois há as trovoadas da serra de Aracena que estão a mover-se para sul/sudoeste.

Célula desenvolvendo a Nordeste de Aljezur,a Nordeste de Serpa e a Norte de Beja a célula está a intensificar-se cada vez mais.

Imagem radar da intensidade de precipitação.
di9q.png

Editei o comentário ás 15:22h
Imagem da Reflectividade das Células- mostra muito bem o desenvolvimento duma célula a nordeste de Aljezur.

201308291410_r8se.gif