Boa Madrugada,
Que grande diferença, há 2 dias atrás não se estava bem em lado nenhum, hoje já não se pode andar sem casaco na rua.
Estão 18,6ºC. A temperatura até não é baixa mas o vento que há, dá uma sensação um pouco desagradável.
De regresso a Pavia após 15 dias de férias.
Algumas elucubrações:
a) Imensa preocupação em acompanhar as notícias à distância;
b) O micro-clima da Lagoa de Óbidos, que raramente permite a temperatura máxima ir além dos 22º, não reisitiu à canícula: 4 dias consecutivos de máximas na casa dos 33º e noites tropicais com fartura.
c) O débito que programei para a rega automática revelou-se manifestamente insuficiente; as árvores suplicam por um outono prematuro. Eu também.
Infelizmente depois das 15h o vento aumentou significamente e agora é visivel o incendio
A coluna de fumo tem uma altura consideravel e o rasto do fumo está em direcção a NE/E (pelo que se vê de Odemira)
Bem, o vento ainda está pior na zona de Ourique do que em Odemira.
A vista a Sul é de cortar o coração. Não se vê a Serra, só uma torre e um manto de fumo. Tão triste. Todos os dias sai um Heli de Ourique pelas 7h e um de Reliquias pelas 8h. Voltam ambos ao fim de 12h de luta.
Dia com a mínima mais baixa dos últimos dias, 18,8ºC. Durante toda a noite fez-se sentir bem a velocidade do vento. Sigo com 25,9ºC.
Até meio da tarde este dia teve uma coisa de excpecional comparando com os outros: o céu estava completamente azul! Até já era estranho, tantos dias com poeiras no céu, ver um azul tão intenso no céu. Infelizmente a partir das 16h foi aparecendo algum fumo no horizonte (quadrante Oeste), e pelas 19h estava assim.