Seguimento Sul - Dezembro 2011

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Amanhã começa a Primavera, ai perdão o Inverno caloroso porque com as máximas de amanhã e 5ª feira com 20ºC e 21ºC está aí a tão desejada Primavera, com sorte ainda vamos dar um mergulho até à praia. :lmao::lmao:

Olhando aos modelos ao GFS chuva nem vê-la até aos Reis no Algarve. Posso enganar-me redondamente era bom que estivesse enganado, mas não creio.

Sigo com 16ºC e céu com nuvens altas.

A situação começa agora a ser preocupante para o Algarve. A humidade nos solos vai desaparecendo e vá lá que tivemos este tempo encoberto e de chuvisco que deu para amenizar as coisas mas daqui para a frente é que são elas.
Espero que não passe de um pesadelo estas actuais cartas dos modelos!

Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado.

Máxima: 15.6ºC
mínima: 5.8ºC
atual: 7.7ºC

Curioso estar eu, neste momento, no sítio mais frio de Portugal Continental, e este ser no Algarve! :lol::lol:

Pronto, pode não ser o mais frio pois as estações não representam todos os locais, mas que Aljezur, com 3,5ºC, era às 21h a estação mais fria em todo o país é um facto!

Com a entrada de ar mais quente em altitude, nem as serras estão tão frias!

Estremoz:

Temperatura máxima = 13,6 ºC (14h09)
Temperatura mínima = 2,8 ºC (06h53)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 6,9 ºC
Pressão atmosférica = 1032 hPa

Geada generalizada pela manhã. Esta noite regressou o nevoeiro, que se está a tornar denso.

Este mês: Temp. máxima = 16,3 ºC (dia 1); temp. mínima = 2,8 ºC (dia 20).

Curioso estar eu, neste momento, no sítio mais frio de Portugal Continental, e este ser no Algarve! :lol::lol:

Pronto, pode não ser o mais frio pois as estações não representam todos os locais, mas que Aljezur, com 3,5ºC, era às 21h a estação mais fria em todo o país é um facto!

Com a entrada de ar mais quente em altitude, nem as serras estão tão frias!

3.5ºC na ETAR no fundo do vale onde está a EMA, porque naqueles montes á volta devem estar pelo menos 6 ou 7ºC, e masi perto da costa uns 8-10ºC.

Aljezur é um fenomeno restrito, que apesar de tudo se extende a outros vales costeiros onde o IM resolveu colocar EMA´s, como Almada PR ou Zambujeira...ou seja, são fenomenos restritos a esses tipos de locais comcaracteristicas topograficas similares.

Boa noite. Por aqui a temperatura parece um foguetão com o aparecer do vento. Seguia com 8,9ºC pelas 0:05 e já vou com 12,8ºC.

--
Por Castelo de Vide observavam-se cerca de 6ºC com muita humidade, até acumulava no chão :D Ao passar os vales no caminho para Portalegre chegou-se aos 3ºC.

3.5ºC na ETAR no fundo do vale onde está a EMA, porque naqueles montes á volta devem estar pelo menos 6 ou 7ºC, e masi perto da costa uns 8-10ºC.

Aljezur é um fenomeno restrito, que apesar de tudo se extende a outros vales costeiros onde o IM resolveu colocar EMA´s, como Almada PR ou Zambujeira...ou seja, são fenomenos restritos a esses tipos de locais comcaracteristicas topograficas similares.

Tens razão, e eu tenho conhecimento disso. Mas não deixa de ser engraçado ser a EMA mais fria de Portugal num dado instante, a escassos 3 km da costa e precisamente no canto do país oposto onde tal costuma acontecer. Mesmo sendo um fenómeno bastante restrito, a temperatura é real, e as pessoas em Aljezur sentem-no! Nos montes e planaltos à volta costumam estar 3/4ºC a mais, já o medi. O que não deixam de ser noites muito frias para a zona que é...

Aqui no interior na serra Algarvia também temos sítios muito frios que de certo rivalizam com muitos locais do Norte em situações de inversão térmica. Já cheguei a apanhar -2ºc num vale aqui a Norte de Loulé a 5km mais ou menos e em Loulé estarem 6º/7º.