Seguimento Sul - Dezembro 2011

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Bom dia,

A noite foi bem fria por aqui, com a minima a chegar aos 2,2ºC no Sitio das Fontes:cold::cold:

Neste momento, sigo com 7,6ºC, céu limpo e vento fraco de ENE.

Esta manhã, nalgumas zonas mais abrigadas ali perto de Silves, já se vislumbrou o branco da geada.:D

Tenho um medo dessas geadas...tenho a horta super adiantada fruto do excelente tempo que tem estado. Umas geadas fortes ainda este mês e para o mês que vem é a morte do artista. A zona é perto do litoral mas numa cova sujeita a grandes inversões térmicas. Desde 2005/2006 que tenho tado safo delas mas há sempre esse fantasma a pairar.

Em relação às temperaturas...observando EMA's do IM dá para ter uma noção de como o Alto da Fóia é fresquinho, a rivalizar com as grandes serras do nordeste.

Isto hoje vai prometer!! Como se consegue dados da Fóia?

Através das observações de superficie do IM.

Atenção que nos próximos dias haverá entrada de ar quente em altura. Ou seja, as estações em maior altitude (neste caso a Foía), deverão apresentar temperaturas mais elevadas do que aquelas que se registarão em menor altitude. (Inversão térmica).

---------------

Às 19h estava mais frio em Aljezur (3,8ºC) que na Foía (4,5ºC).

Estou no Rogil, uma aldeia a cerca de 5 km de Aljezur, e na hoje de manhã tinha o carro com uma boa camada de gelo. A geada nos campos também era bem visível. Segundo o IM, a EMA de Aljezur rondou os -2ºC na noite passada.:cold:

Vamos ver onde chega hoje, sendo que já ia com 1ºC às 21h.

Já dei uma boa rega nas plantas mais sensíveis para minimizar os efeitos da geada. Em príncipio ainda não é hoje que ela ataca forte aqui para estes lados mas nunca fiando. Falo de certos vales e "covas" aqui nas redondezas onde ela costuma aparecer todos os anos. No entanto a frequência das geadas é maior a Norte de Loulé e menor a Sul, mas há sempre essas zonas específicas que em situações de inversão térmica são muito frias, mesmo algumas, se situando perto do litoral.

Estremoz:

Temperatura máxima = 11,6 ºC (14h34)
Temperatura mínima = 3,8 ºC (06h00)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 5,3 ºC
Pressão atmosférica = 1030 hPa

Geada ao início da manhã.

Precipitação ontem (Weatheronline):

Sagres - 5,6 mm
Faro - 2,1 mm
Sines/Montes Chaos - 0,7 mm

Este mês: Temp. máxima = 16,3 ºC (dia 1); temp. mínima = 3,2 ºC (dia 18).