Seguimento Sul - Fevereiro 2011

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
O dia foi de vento forte e muita chuva. Nada de trovoadas. A noite foi um temporal completo, ventos e chuvas muito fortes mas, de novo, sem trovoada. De destacar hoje o vento e a descida abrupta de temperatura dos 6.1ºC para os 5.3ºC pelas 6 da manhã, repentinamente.

Agora com 6.8ºC, 998 hPa e céu nublado com chuva fraca.

Eu agora que estou nestes dia na minha santa Terrinha no Algarve, Altura, Vim para cá para ver mau tempo e vi mesmo. Hoje por volta das 13.30 h na Via do Infante vi-me obrigado a parar com o granizo e vento forte que se fazia sentir. Ah muito mesmo que não via nada assim, desabou um belo relâmpago mesmo em frente a minha cara. Nada de fotos porque tinha a UNT a minha frente e não quis armar-me em carapau de corrida que eles estavam feitos esquisitos.
De resto acordei ao som de trovoada e tem estado toda a tarde com este tempo. como tem Postado o Tornado que é aqui de perto.

Peço a todos os que tenhem estaçôes metreológicas que registem a precipitação acumulada e a rajáda máxima de vento para que eu possa proceder ao ranking de hoje.

Boas, por aqui, tarde de aguaceiros, granizo e trovoada. Cada nuvem vem sempre acompanhada de trovoada. :lmao:

Máxima: 16.0ºC
mínima: 6.6ºC
actual: 9.5ºC

Precipitação: 12 mm (até ao momento)

De referir, que a bóia de Faro já registou ondas de 6.5 metros. A situação pode ser muito complicada na praia de Faro quando for a preia-mar às 1h40m. :shocking:

Já oiço as rãs a cantarem e tudo. :D

Peço a todos os que tenhem estaçôes metreológicas que registem a precipitação acumulada e a rajáda máxima de vento para que eu possa proceder ao ranking de hoje.

No Sitio das Fontes, tenho uma máxima de 80,5km/h (registados às 08h18) e um acumulado de 13,4mm:rain:, para já.

Aqui em Silves, tenho um acumulado de 16,5mm:rain:, sem registo de vento.

Mau tempo/Algarve: Autoridades registam 11 ocorrências desde segunda feira

O mau tempo registado no Algarve provocou desde segunda feira 11 ocorrências entre as quais cinco acidentes rodoviários, quedas de uma árvore e de uma estrutura, um deslizamento de terra e um desabamento de muro.

Em declarações à Lusa, fonte do Comando Distrital de Operação de Socorros (CDOS) adiantou que desde que foi ativado o alerta Amarelo, na segunda feira às 14:00, foram registados cinco acidentes rodoviários na região algarvia, nomeadamente em Loulé, com a colisão entre dois pesados que transportavam substâncias perigosas e que provocou um ferido grave.

Os restantes acidentes foram registados em Lagoa, Silves, Olhão e Castro Marim, mas sem feridos graves.

As autoridades registaram hoje de manhã a queda de uma estrutura em Olhão e a queda de uma árvore em Silves.

Um deslizamento de terra no concelho de Silves, uma derrocada de um muro em Albufeira e a queda de cabos elétricos em Faro somam as restantes ocorrências registadas pelo CDOS durante o período de alerta.

Depois do alerta Amarelo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) elevou hoje o alerta, para Laranja, para os distritos de Faro, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo, até às 15:00 horas de quinta feira, devido à agitação marítima.

Fonte: Observatório do Algarve

No Sitio das Fontes, tenho uma máxima de 80,5km/h (registados às 08h18) e um acumulado de 13,4mm:rain:, para já.

Aqui em Silves, tenho um acumulado de 16,5mm:rain:, sem registo de vento.

Os últimos aguaceiros elevaram o acumulado para 14mm no Sitio das Fontes e 17mm em Silves. A rajada máxima mantém-se com o mesmo valor já relatado.

Ranking de precipitação e de vento na região Sul

Precipitação:

portimão: 33mm
São brás de alportel / Santa catarina: 25.2mm
Degracia Cimeira: 18.6mm
Silves: 17mm
Évora: 15mm
Sitio das Fontes (Lagoa - Algarve): 14mm
Olhão: 12mm
Serpa: 9mm

Vento:
Elvas: 97,9Km/h