ze_rega
Cumulus
Por aqui, durante a manhã o vento fez-se sentir bem. A chuva começou a cair por volta das 13h, fraca, so começando a cair com mais intensidade por volta das 14h. Acumulou até agora 7,4mm.
Em Alvalade já terminou a chuva, durou entre cerca das 14:30 e as 16:40 e acumulou 6,9 mm. Nos mapas de acumulados até às 18h de hoje (das saídas 18z de ontem dos vários modelos) está na média de todos, sendo portanto superior ao que alguns previam. Aparentemente esta zona tem saído da tendência de escassez que já vinha de algum tempo (anos?), não se marginalizando nestes últimos eventos (não esquecer o acumulado quase excecional do evento anterior).Por aqui, durante a manhã o vento fez-se sentir bem. A chuva começou a cair por volta das 13h, fraca, so começando a cair com mais intensidade por volta das 14h. Acumulou até agora 7,4mm.
No evento anterior acumulou 37,3 mm e hoje 12,7 mm. Vou com acumulado total, este ano, de 51,8 mm.Em Alvalade já terminou a chuva, durou entre cerca das 14:30 e as 16:40 e acumulou 6,9 mm. Nos mapas de acumulados até às 18h de hoje (das saídas 18z de ontem dos vários modelos) está na média de todos, sendo portanto superior ao que alguns previam. Aparentemente esta zona tem saído da tendência de escassez que já vinha de algum tempo (anos?), não se marginalizando nestes últimos eventos (não esquecer o acumulado quase excecional do evento anterior).
Nas estações do IPMA da região sul poucas foram as estações que registaram um valor diário superior a 10mm, tal como estava previstos pelos modelos. O critério para aviso amarelo é >10mm em 1h, portanto não se justificou qualquer aviso amarelo. Critico esta situação porque coloca em causa a credibilidade do avisos, que apenas se justificaram a norte do Tejo e assim indicavam as previsões. Em tempos atrás não me lembro de o IPMA lançar avisos de forma tão frequente, agora é quase sempre que chove.Cerca de 20 mm em menos de três horas em Odemira/S.Teotónio (IPMA), das 15:00 às 18:00. Uma estação com acumulado que já pode justificar o aviso amarelo localmente.
E aquela foi a única estação do mapa da região sul que me pareceu poder estar dentro do critério de Aviso Amarelo. Por acaso gostava de ouvir uma explicação oficial sobre que razões levaram à emissão do Aviso para os quatro distritos.Em tempos atrás não me lembro de o IPMA lançar avisos de forma tão frequente, agora é quase sempre que chove.
Sem surpresas, infelizmente. Foi mesmo uma desgraça de mês em termos de precipitação.E já agora, as piores expectativas sobre a classificação do Dezembro último confirmaram-se.