Seguimento Sul - Maio 2015

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Saí de casa com sol e algum vento fresco, mas aquilo que apanhei no caminho nem eu sei bem o que dizer. Acho que nunca apanhei chuva desta maneira... estranha. Parece que existe uma nuvem alta, que traz muita chuva, mas no fim o que parece deitar água são nuvens baixas ou nevoeiro. Olhem, eu não percebo nada disto, parece que tive as 4 estações do ano numa manhã só, por isso tirei umas fotografias para vocês verem :lol:

Algumas torres a espreitarem...
Edit: Pelo que vejo no rain alarm, zona de Almodôvar - Castro Verde

:palmas::viva: espectáculo de fotos e reportagem!

• Gosto
Reactions: Thomar
As células estão estacionárias, como era de esperar, algumas areas terão condições de tempo particularmente severas e até perigosas durante varios minutos ou mesmo horas...precipitação excessiva ( pontualmente superior a 100mm), granizo e rajadas pontualmente severas são esperadas com esta actividade..

Felizmente a actividade não atingiu, para já, uma escala geografica muito extensa...

• Gosto
Reactions: StormRic e Thomar
Já temos iniciação convectiva que parece explosiva no ultimo frame do sat, nas proximidades da target area laranja no sudeste.

No interior centro e Alto Alentejo as coisas parecem calmas...veremos se surge algo, dado que as condições parecem boas para pelo menos algumas células pontualmente fortes ou marginalmente severas.

Sim , pelo satélite e radar devem ser estas :

Sim, foi pouco antes de meter aqui, às 15:48 :)
Mas agora estão bem maiores.

Aspecto massivo dessas células vistas daqui de Carcavelos (170-190 Km), há meia hora:
CAJ2AM3.jpg

Aquilo é mesmo grande para se ver assim a esta distância.

Deste lado a bigorna é pouco visível porque se desenvolve para sueste. Aquelas formações têm uma velocidade de desenvolvimento notável, em alguns segundos o aspecto muda visivelmente.

Última edição:
Aspecto massivo dessas células vistas daqui de Carcavelos (170-190 Km), há meia hora:
Aquilo é mesmo grande para se ver assim a esta distância.

É incrível como se conseguem ver a tão grande distância. :)

• Gosto
Reactions: Thomar e StormRic
Eishh há ali malta que vai ter problemas com isto...estrutura supercelular evidente a norte de A-Do-Corvo, e um cluster com varios inflow notches/bow segments a leste de Almodovar, há condições favoraveis á ocorrencia de rajadas severas, granizo e precipitação pontualmente superior a 100mm, é uma situação perigosa para as areas afectadas e a severidade é poteciada pelo caracter estacionário e pela abundancia de energia disponivel.

• Gosto
Reactions: StormRic e david 6
Assinaturas supercelulares muito evidentes...

4lJo3Iz.png

Se isto tiver circulação bem defenida nos niveis baixos poderão estar neste momento a ocorrer ventos fortes em varios pontos ali junto aos bow echoes...

Dava um jeitão que o radar dinamico tivesse a refelctividade observada assim como o vento ( BRV)...