trovoadas
Cumulonimbus
Deixo aqui um pequeno vídeo da visita que fiz hoje de manhã à ribeira de Odeleite.
Editado por um moderador:
Pedro, se me permites a edição:
A estrutura presente na tua foto, parece-me ser uma Shelf Cloud. Alguém que me corrija se estiver errado.
Em Évora já chove há 2 horas sem interrupção, intensidade moderada a moderada-forte.Estremoz: noite cerrada. O vento abrandou mas chove intensamente. Trovoada.
Neste momento temos dois núcleos principais de instabilidade: um que se estende desde Beja até Badajoz e outro que afecta o sotavento do Algarve. Chuvas intensas em ambos os núcleos ...
Destak.ptAlgarve/Mau tempo
Comboios que fazem ligação a Lisboa parados
16 | 11 | 2012 17.27H
Os ventos fortes que hoje fizeram oito feridos em Lagoa e Silves provocaram o corte da linha ferroviária do Sul, que faz a ligação entre Lisboa e o Algarve, estando duas composições paradas por volta das 17:00, disse fonte da CP.
A diretora de comunicação da CP - Comboios de Portugal, Ana Portela, precisou à Lusa que as composições que estão paradas faziam a ligação Lisboa-Algarve e Algarve-Lisboa, mas um problema motivado pelo mau tempo impediu a sua passagem no troço entre Santa Clara de Saboia e São Marcos da Serra.
"O que motivou o corte na linha deve ter sido a queda de árvores, devido ao vento forte, embora não tenha esta informação confirmada", afirmou a diretora de comunicação da empresa que assegura o transporte ferroviário em Portugal.
Danos sim materiais o comércio fechou. A nossa vedação grade hércules foi arrancada do cimento, foi arrastado um carro e voaram coisas várias.
Já se houve trovoada de novo está a voltar o vento e nuvens q às vezes giram mesmo estranho...