Seguimento Sul - Novembro 2012

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Trovoada forte, chuva forte e vento forte por aqui! Dizem que em faro o Fórum Algarve está ás escuras devido ao mau tempo, a situação agrava-se... :surprise:

Zona de Faro com a maior trovoada dos últimos meses/anos. O fenómeno atmosférico passou mesmo por cima da cidade com uma intensidade assombrosa a fazer tremer tudo a cada trovão nos andares mais elevados! Chuva moderada a forte, vento moderado (medido a olhómetro :) ).

Evento forte mas normal, para um observador amador como eu foi um bom evento! Tenho uns videos para partilhar, assim que chegue a casa edito e faço o upload.

Pelo radar o pior já passou, agora são as zonas de Tavira e VRSA na costa e interior algarvio/baixo alentejo.

Alguém sabe mais alguma coisa daquele episódio da Aldeia das Açoteias de hoje de manhã? :unsure:

Também estou curioso. Acompanhei aqui o relato desse das 10:30 na Aldeia das Açoteias e depois o assunto foi asfixiado pelas noticias de Lagoa e Silves.
Parece terem sido dois fenómenos extremos e não apenas um como a comunicação social assume.
Quanto ao IM parece que custa muito assumir que foi um tornado pois pelo que ouvi a veracidade das imagens não pode ser confirmada. E os alertas, enfim...

As imagens de radar permitem afirmar que a situação tende a melhorar na maior parte do sul do continente, restando ainda precipitação moderada a forte na parte oriental do Algarve e do Baixo Alentejo; também chove ainda moderadamente numa área que se estende deste os arredores de Viana do Alentejo até próximo de Portalegre (talvez de forma forte a muito forte na zona de Campo Maior).

No litoral oeste (a sul de Setúbal) o tempo agora é de acalmia. Em Estremoz chove moderadamente mas a boa notícia é a inversão da pressão atmosférica, que começou a subir, e o vento "calou-se".

Mas a noite promete ser longa e tudo pode mudar numa questão de uma hora ...

Por aqui já acalmou. A acção está toda mais a leste agora. A intensidade das células agora resume-se a precipitação intensa e trovoada forte, não têm nada a ver com aquelas que passaram no barlavento ao início da tarde. No entanto uma célula mais forte pode aparecer do nada.

As imagens de radar permitem afirmar que a situação tende a melhorar na maior parte do sul do continente, restando ainda precipitação moderada a forte na parte oriental do Algarve e do Baixo Alentejo; também chove ainda moderadamente numa área que se estende deste os arredores de Viana do Alentejo até próximo de Portalegre.

No litoral oeste (a sul de Setúbal) o tempo agora é de acalmia. Em Estremoz chove moderadamente mas a boa notícia é a inversão da pressão atmosférica, que começou a subir, e o vento "calou-se".

Mas a noite promete ser longa e tudo pode mudar numa questão de uma hora ...

Não concordo!! o tempo vai se agravar! e as próximas horas a sul de setúbal como dizes vão ser de mais aguaceiros e não de acalmia...

Não concordo!! o tempo vai se agravar! e as próximas horas a sul de setúbal como dizes vão ser de mais aguaceiros e não de acalmia...

Vai continuar a instabilidade e aliás é visível a formação de pequenas linhas a oeste mas no geral resumirão-se a aguaceiros moderados a fortes e uma ou outra trovoada. Nada a ver com o que trouxe esta linha, isto na minha opinião.
Portanto no geral pode-se considerar uma acalmia.

Vai continuar a instabilidade e aliás é visível a formação de pequenas linhas a oeste mas no geral resumirão-se a aguaceiros moderados a fortes e uma ou outra trovoada. Nada a ver com o que trouxe esta linha, isto na minha opinião.
Portanto no geral pode-se considerar uma acalmia.

Temos de ver mais para a frente e no que circula em torno do centro da depressão tudo isso vai entrar pelo litoral oeste de madrugada.

Para os Algarves acredito que o peixe já está todo vendido. Não sairá nas próximas horas nada de comparável. Aguaceiros por vezes fortes, como escreve a previsão do IM.

Também estou curioso. Acompanhei aqui o relato desse das 10:30 na Aldeia das Açoteias e depois o assunto foi asfixiado pelas noticias de Lagoa e Silves.
Parece terem sido dois fenómenos extremos e não apenas um como a comunicação social assume.
Quanto ao IM parece que custa muito assumir que foi um tornado pois pelo que ouvi a veracidade das imagens não pode ser confirmada. E os alertas, enfim...

Em Albufeira, na aldeia das Açoteias, segundo a informação recolhida pelo CODU de Faro, não houve nada de anormal, na baixa de Albufeira registou-se cerca de 5 inundações por volta das 11 horas.