trovoadas
Cumulonimbus
Atenção para Monte Gordo/Vila Real S. António! Há a formação de células fortes que poderão atingir esta zona. No entanto parece-me que as células mais fortes atingirão Espanha agora.
O ecobgc alertou pelas 13:16, será que estamos a falar de um ou de vários tornados ? Vocês que são da região o que acham ?
Então serão 3... esse, o de Carvoeiro-Lagoa-Silves e o da parte da manhã na Aldeia das Açoteias...
Tornado em Albufeira zona da Aldeia das Acoteias um horror
Em Albufeira, na aldeia das Açoteias, segundo a informação recolhida pelo CODU de Faro, não houve nada de anormal, na baixa de Albufeira registou-se cerca de 5 inundações por volta das 11 horas.
Pois. Uma pessoa aqui por Lisboa ao ler o relato de Sofy e os outros que se seguem de outro local, fica um pouco baralhada.
Já agora, como és de Olhão, não há para aí más noticias em termos de estragos para as ilhas da Armona e Farol, pois não? E de Olhão para Tavira e Vila Real também não parece ter sido tão grave como no Barlavento, certo?
Pelas imagens de radar das 18:50h não sei se se pode dizer que tudo tenha passado aí no Algarve. Eu acho que não...
Pois. Uma pessoa aqui por Lisboa ao ler o relato de Sofy e os outros que se seguem de outro local, fica um pouco baralhada.
Já agora, como és de Olhão, não há para aí más noticias em termos de estragos para as ilhas da Armona e Farol, pois não? E de Olhão para Tavira e Vila Real também não parece ter sido tão grave como no Barlavento, certo?
Pelas imagens de radar das 18:50h não sei se se pode dizer que tudo tenha passado aí no Algarve. Eu acho que não...
Evento monstro... 2 TORNADOS (sim, tornados, espanta-me o discurso do IM...) separados por 1h e 20-30km de distancia Não sendo uma estreia este tipo de fenómenos convectivos de grande intensidade, também não será normal/habitual o que se passou hoje. A depressão muito bem localizada, quase estacionária, com CAPE razoável e com vento à superfície de SE a arrastar ar quente e húmido deram nisto. Aqui em Olhão a instabilidade fez-se notar na sua maior força por volta das 18h com chuva e vento muito fortes e trovoada constante, confesso que senti receio que se formasse localmente um mesociclone como os desta tarde no barlavento. Ainda poderá passar qualquer coisa por aqui mas o principal já passou. Atenção apenas mais a sotavento, aí ainda pode haver células com maior intensidade na passagem do que resta da frente.
Em Olhão, choveu bem mas nada de anormal, trovejou e o vento soprou forte com algumas rajadas. Penso, que não tenha havido nada de anormal nas ilhas, no radar, não se nota nada de anormal.
Aqui, sigo com 16 mm acumulados, sendo 13 mm caíram durante esta tarde. Eu, não dou este episódio de mau tempo acabado por aqui, que ainda pode surgir alguma surpresa e às vezes quando menos se espera é que elas acontecem.
Sim, vizinho mas o céu estava assustador umas 17h20m, tinha uma cor meio alaranjada, metia respeito.
Sim, vizinho mas o céu estava assustador umas 17h20m, tinha uma cor meio alaranjada, metia respeito.