joralentejano
Super Célula
A mim também me parece que não houve tornado, pois tal como referi num post anterior, os sobreiros não mostram indícios de que tenha havido um fenómeno do género. Não digo que as árvores fossem arrancadas, mas certamente iria haver ramos partidos e não há nada, tanto nas fotos partilhadas, como neste vídeo.O vídeo começa com a malta divertida ainda... mas rapidamente passa da diversão ao pânico...
Não se vislumbra nenhum indício aparente de tornado, mas sim de downburst. Mas, as imagens não são as melhores para chegar a uma melhor conclusão.
Mais uma vez, temos eventos ao ar livre, em locais com Avisos Meteorológicos lançados. Certo que ninguém estaria à espera de algo tão severo, e ainda menos de supercélulas... mas a previsão falava em possibilidade de aguaceiros fortes e acompanhados de trovoada.
Só que, por cá, ninguém dá ouvidos a qualquer previsão e a qualquer aviso, e nenhum evento coloca sequer a hipótese de ser cancelado por causa de uma previsão. É até algo correr pior do que aconteceu aqui... e mesmo assim, não sei se alguma vez mudarão de atitude... tanto as pessoas, como as entidades...
Isso é verdade, mas o IPMA lançou o aviso para o distrito de Portalegre depois da célula se começar a formar, pois os únicos avisos que existiam para o dia de ontem eram apenas para os distritos do Litoral. Como referi, antes de ir para Portalegre, o radar não mostrava nada de severo e também não esperava nada disto, pois as previsões também não o evidenciavam. Pelos vistos, nem mesmo os meteorologistas esperavam que pudesse haver fenómenos extremos. Poderia haver a possibilidade de trovoada pontual, mas desta forma ninguém estaria à espera, ainda por cima o dia estava a ser bastante calmo.
Mais uma prova de que a meteorologia é uma autêntica caixinha de surpresas.