Seguimento Sul - Setembro 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Trovoada seca no Alandroal, ontem à tarde (vale mais pelo som):

[ame="http://www.dailymotion.com/relevance/search/gerofil/video/xah9ze_alandroal-trovoada-seca-1309200918h_tech"]Dailymotion - Alandroal: TRovoada seca (13.09.2009_18h00) - um video do canal Tecnologia & Ciências@@AMEPARAM@@http://www.dailymotion.com/swf/xah9ze_alandroal@@AMEPARAM@@xah9ze_alandroal[/ame]

Foi impressionante como um cúmulo pouco desenvolvido, procedente de Oeste, aproximou-se e bordou a Vila do Alandroal pelo flanco Sul entre as 17h40 e as 18h20 (aproximadamente), provocando uma intensa trovoada seca com descargas eléctricas muito próximas de mim (não mais afastadas que 300 metros). Infelizmente a câmara não registou o raio que caiu muito perto de mim (ao segundo 27); apenas senti de repente uma secura do ar, os pelos dos braços arrepiaram-se todos, um clarão com o raio a dirigir-se para a direita na imagem, próximo de uma subestação eléctrica, e o enorme estrondo do trovão.
Claro que senti muito medo e fui imediatamente embora dali para dentro de casa. A situação metia muito respeito.

Trovoada aqui perto..acordei com o barulho dos trovoes..ja cairam uns aguaceiros moderados e tambem algum granizo pequeno..

Confirmo, a trovoada estava a uns 3 km daqui da minha zona, mas fui ver ao IM para ver onde foi, e para variar não dá para ver nada, que site mais inutil.

Boas, aqui, céu nublado com algumas abertas, será hoje que chega alguma coisa ao Algarve, ao menos o alerta está lançado, pena é o radar de Loulé morreu desde de ontem à tarde aparece a imagem mas sem precipitação nenhuma.:angry::angry: :disgust:
Trepkos isso é macumba do pessoal do norte como não têm radar boicotaram o radar do sul.:lmao::angry::D
Irra se não chover hoje todos os modelos indicam que vai chover, o GFS, o ECMWF, o Aladdin, o Hirlam, todos eles prevêm precipitação se não cair nada vou suicidar-me, que isto só pode ser bruxaria de alguém.:disgust::suicidio:

Boas, aqui, céu nublado com algumas abertas, será hoje que chega alguma coisa ao Algarve, ao menos o alerta está lançado, pena é o radar de Loulé morreu desde de ontem à tarde aparece a imagem mas sem precipitação nenhuma.:angry::angry: :disgust:
Trepkos isso é macumba do pessoal do norte como não têm radar boicotaram o radar do sul.:lmao::angry::D
Irra se não chover hoje todos os modelos indicam que vai chover, o GFS, o ECMWF, o Aladdin, o Hirlam, todos eles prevêm precipitação se não cair nada vou suicidar-me, que isto só pode ser bruxaria de alguém.:disgust::suicidio:

Então estão sempre a boicotar o site, aquilo raramente têm a informação que procuramos ou está a 100% :lol:

Por aqui neste momento já chove!!!:rain: E fez uma breve trovoada (2 trovões:D)!!

O céu está coberto por vários cumulus de grande dimensão mas dispersos...provocando vários aguaceiros (tive um pico de 33,4mm/h)!!!

Até agora acumulou no Sitio das Fontes 1,2mm!! Sei que não é quase nada...mas é melhor que nada!!:D Vamos ver como corre a tarde!

Estão pelos menos 2 células em formação em Espanha, mas estão a deslocar-se para o Baixo Alentejo, para a zona da albufeira de Alqueva;)

imageashx-1.gif

Boas

Aqui também a instabilidade marca presença. Neste momento a trovoada aproxima-se, cada vez os trovões se ouvem mais:thumbsup: Em toda a faixa Norte estão Cumulonimbus. Neste momento estão 23ºC e sente-se alguma sensação de calor, mas pouco.

Bem!!! Que bela meia hora de trovoada e chuva!!!:thumbsup: Não tenho os dados da precipitação, pois a electricidade foi ao ar no Sitio das Fontes!!

Tentei tirar umas fotos aos relâmpagos, mas foram todos mais rápidos que o dedo!!:D

Um dos relâmpagos caiu aqui no centro de Lagoa!!:surprise: Que estrondo!!!

Aqui ficam algumas fotos da evolução desta tarde:
URL=http://img27.imageshack.us/i/trovoada14092009021.jpg/]
trovoada14092009021.th.jpg
[/URL]

URL=http://img222.imageshack.us/i/trovoada14092009023.jpg/]
trovoada14092009023.th.jpg
[/URL]

A trovoada já passou por aqui, e agora segue em direcção ao mar e também mais para Este e para o lado de Albufeira!

Finalmente, instabilidade a sério por cá! Ráios na serra a N, trovoes constantes. Olhão está "entalado" por células. Uma a NW, que se formou a partir daquela zona convectiva que atingiu Lagoa, e a NE, vindas de Espanha, que continuam com força no trajecto pela serra do Caldeirão. É aguardar que alguma coisa se forme aqui, caso contrario só levamos com trovoes e relampagos ao longe. Ainda nem pingou...

Irra, só pode ser praga:angry:, estou no meio onde nada acontece, céu nublado e relampagos a norte, aqui nem uma pinga e duvido não tarda a noite cai e elas morrem. Mas estão 2 células de um lado e de outro e no meio estou eu:lmao::disgust::disgust:.

Vamos ver se consigo alguma foto mas a máquina acusa falta de pilhas. :lmao:

Agora é que devia fazer a nortada é que não faz. Levante vai à janela para tirar-te uma foto. :lmao: