já repararam no mapa das DEA no site do IM, que a célula ai no sul apenas produziu descargas eléctricas negativas??
Obrigado pessoal!
O final de tarde esteve mesmo espectacular...com o pôr do sol e o céu nublado, as nuvens adquiriram aquele tom rosa que se vê nas fotos...muito fixe!!! E tive a sorte de ao ver esse tom, sair à varanda para ir ver o que se passava, quando apanhei aquelas mammatus...e foi mesmo uma questão de minutos, pois desapareceram rapidamente!!
Porque meteu o IM os distritos de Évora e Beja a alerta laranja quando ainda nem houve trovoadas?
Porque existe uma zona de células bastante activas, num prolongamento que começa em Beja e acaba em Évora/Algarve
Sim, de facto o por do sol foi espectacular, mas o panorama daqui foi diferente porque estou no lado oposto dessa célula. Infelizmente nao tenho registos fotograficos, mas ao mesmo tempo q havia ráios a escassos km daqui, o sol brilhava e pingava ao mesmo tempo.
O aparato eléctrico continua a N, agora por trás da Serra de Montefigo. No barrocal e serra algarvia e sul do baixo alentejo deve ter chovido intensamente, os 42,9mm de Castro Verde dados pelo IM não enganam!
Por aqui, uns pingos que deram pa molhar a terra, valeu pelo aparato eléctrico e pelo barulho que, apesar de não localizados mesmo aqui em cima, estiveram muit próximo e ainda se vislumbram. E acho muito dificil que ainda se forme localmente alguma menina por aqui... aí sim havia festa!
O aparato eléctrico continua a N, agora por trás da Serra de Montefigo. No barrocal e serra algarvia e sul do baixo alentejo deve ter chovido intensamente, os 42,9mm de Castro Verde dados pelo IM não enganam!
Porque meteu o IM os distritos de Évora e Beja a alerta laranja quando ainda nem houve trovoadas? pelo menos em Évora.
Os distritos são grandes e não se resumem às capitais. Acho que os 42,9 mm de Castro Verde são ilustrativos disso e justificam em pleno o alerta do IM! Se reparares quer no radar quer no sat24, formou-se uma linha convectiva (de grande actividade) no final da tarde que começou mesmo nas imediações a sul de Beja e estendeu-se para SSW até ao Algarve. Embora tenha sido uma célula de dimensões consideráveis, já todos constatámos o quão localizados estes fenómenos são. Enquanto no barrocal e interior algarvio (e na sua origem no Alentejo) essa menina abriu a torneira, aqui passou de raspão, muito tímida, mas deixou um belo aparato eléctrico durante algumas horas!
Eu sei, a Beja justifica-se, já a Évora não sei, mas pelo que vejo parte dessas células chegam a Portel, talvez se justifique.
Mais 27,4mm na última hora!
Num total de 70,3mm em duas horas!!