Spider
Moderação
Sim, vejo alguma escuridão para S.
Edit: ??? O Accuweather diz que há trovoada neste momento em Portalegre.
Edit: ??? O Accuweather diz que há trovoada neste momento em Portalegre.
De repente levanta-se vento moderado. Não sou muito entendido nisto por isso alguém me pode explicar sff porque é que há sempre vento moderado a forte quando alguma "tempestade" se aproxima, afastando-a certas vezes?
Muito obrigado pela explicação! E sim o vento vem da direcção do céu escuro e esta zona de Portalegre também sempre "evitou" mau tempo porque trovoadas e eventos mais tempestuosos passam sempre à volta.Depende de onde o vento vier o vento, se vier da direcção de "algo negro" no horizonte, poderá ser a aproximação da célula ou sua consequente expansão. O vento deve-se a uma ligeira queda da pressão, esta queda na pressão deve-se há aproximação da célula ou sua consequente expansão.
É a chamada frente de rajada.
http://www.dammous.com/tempo/t_dsnv.asp
Muito obrigado pela explicação! E sim o vento vem da direcção do céu escuro e esta zona de Portalegre também sempre "evitou" mau tempo porque trovoadas e eventos mais tempestuosos passam sempre à volta.
Muito estranho, o alerta do IM para o Algarve, entre as 18 horas de hoje e as 05h59m de amanhã, é que vendo os modelos não vejo nenhum a prever algo que leve à emissão do aviso para as próximas horas. O hirlam nadinha, o GFS umas pinguitas, o ECM idem. Só se nascer algo porque de resto, não acredito que venha algo mais.
Olha para Norte ... o que vês ??
R: Umas nuvens muito giras e bem grossas mas que não são para o nosso bico e que descarregam na fronteira com o Alentejo e outras na fronteira com Espanha.
Não quero que me chamem pessimista ou algo pior mas o que diz respeito a mim .... esta depressão já era, é o que dá quando temos depressões em altitude mas com pouca expressão á superficie .....
PROXIMA !!!
Pessoal do litoral curtam o sol e o pessoal do interior junto á fronteira curtam porque nos micrositios onde cair será bem forte !!
PS: Vou regar ... porque os modelos acabaram de confirmar o que eu via com os meus olhos ... as nuvens giras apenas no interior, e isso tb para esta noite !!
Confirmado que tb a chuva desta noite nem chegou a 1 mm, sendo que o IM nem registou nada ....