Seguimento Sul - Setembro 2014

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Reparei agora de manhã que os modelos deram á ultima hora um corte drástico na precipitação que se estimava para aqui.
É lixado prever o tempo para esta zona :lol::lol:

• Gosto
Reactions: StormRic
Entre 35 e 15mm no barlavento. Em frentes de oeste e sudoeste esperava mais aqui.

Não passou dos 10mm aqui... e aqui à volta também não :D

PS: Erro meu... pensei que estavas a falar de valores de hoje...;)
Mensais levo 30mm em Carvoeiro e 22 no Sítio das Fontes.

• Gosto
Creio que na zona de Aljezur e Almancil tivemos cerca de 30 mm este mês, Carvoeiro penso que deve rondar os 25 mm neste mês, outras zonas do Barlavento deve ter rondado os 10 a 15 mm este mês.
O problema é mesmo aqui a zona do Sotavento neste mês que deve ser a única (salvo alguma surpresa) que não atingirá a média este mês !

PS: Considero a média de 81-2010

• Gosto
Boas, por aqui, choveu alguma coisa esta noite e até meio da manhã, acumulei 5 mm, o ECMWF ontem na run das 12 previa 6 mm para aqui, segundo o Foreca, portanto choveu o modelado. :D

A localização da depressão não é a melhor para o Sotavento, ela está demasiado a NW para influenciar mais o Sotavento e beneficia claramente a região de Cádiz, se a depressão tivesse à latitude de Lisboa até à sua posição perfeita que é a SW do Cabo de São Vicente, aí sim o Sotavento é mais beneficiado e sempre com ocorrência de inundações.

Levo 10 mm acumulados, este mês. Normalmente, as chuvas ocorrem mais no final de Setembro, por isso, está tudo dentro do normal. :D

• Gosto
Reactions: StormRic e CptRena
Aljezur já deve ir na casa dos 40mm acumulados.

rWXxSrH.png

De resto, a julgar pelas imagens de radar dos últimos dias, a região com um maior acumulado de precipitação no Algarve, deve ser a serra de Monchique. Mas não há uma única estação lá.

• Gosto
Em Pias (Serpa) está a chover torrencialmente!!

Acabei de fazer a viagem de Pias para Moura e só posso dizer que parece que entrei noutro Mundo! Em Moura está sol e não há vestígios de chuva. Em Pias, a chuva era torrencial e quase sem parar desde as 12:30. Dá-me ideia que a célula está estacionada por lá e vista daqui é enorme! Fui presenteado com uns valentes relâmpagos mesmo ao lado da estrada, com estoiros brutais! Aqui, apesar do sol, ouvem-se muito trovões, originados por descargas elétricas da "célula de Pias".