Sismo de magnitude 7,8 provoca mais de 1000 mortos na Turquia e Síria
Um sismo de magnitude 7,8 atingiu esta madrugada, de 6 de fevereiro, a região de Nurdağı na Turquia. De acordo com o United States Geological Survey (USGS), o sismo ocorreu às 01:17 hora UTC (04:17 hora local), a cerca de 26 km a leste de Nurdağı na Turquia, e a aproximadamente 17,9 km de profundidade.
As equipas de busca e salvamento encontram-se no terreno para encontrar sobreviventes presos sob os escombros, de ambos os lados da fronteira Turquia-Síria. O sismo foi sentido até ao Líbano e Israel. Este é considerado um dos sismos mais fortes a atingir a região nos últimos 100 anos, tendo causado já, mais de 1000 mortes. Quase 1000 voluntários nas operações de busca e resgate foram também mobilizados para a maior cidade da Turquia, Istambul, juntamente com cães, camiões e outra ajuda.
Na Turquia, vários edifícios ficaram totalmente desmoronados. Até ao momento, pelo menos 912 pessoas morreram na Turquia, e milhares de pessoas ficaram feridas. Mais de 2400 pessoas já foram resgatadas dos escombros. Na vizinha Síria, pelo menos 386 pessoas morreram, principalmente nas regiões de Aleppo, Hama, Latakia e Tartus. A Defesa Civil da Síria reportou, ainda, pelo menos 147 mortes em áreas controladas no noroeste da Síria, na fronteira com a Turquia, onde decorre, desde 2011, uma guerra civil.
Dezenas de réplicas têm sido registadas e sentidas no sul e no centro da Turquia. Cerca de 11 minutos após o sismo principal, uma réplica de magnitude 6,7 foi registada a cerca de 32 km a noroeste do epicentro do sismo principal.
Segundo o ministro do Interior da Turquia, foi solicitada ajuda internacional por meio do Centro de Coordenação de Resposta a Emergências (ERCC), o programa humanitário da União Europeia.
Este sismo é o mais forte a atingir a Turquia desde 1939, após um sismo com a mesma magnitude ter causado 30 mil mortes. Até ao momento, foram registadas cerca de 32 réplicas com magnitudes superiores a 4, incluindo um sismo de magnitude 7,5 às 09:24 hora UTC (12:04 hora local) a cerca de 5 km a SSE de Ekinözü.
Cerca de sete sismos com magnitude igual ou superior a 7,0 atingiram a Turquia nos últimos 25 anos. Segundo Karl Lang, professor assistente da Tech University’s School of Earth and Atmospheric Sciences da Georgia, a área atingida pelo sismo de hoje é propensa a atividade sísmica.
Fontes
USGS
CNN
Foto: Aaref Watad/AFP/Getty Images