irpsit
Cumulonimbus
Alerta de tsunami foi lançado, mas recentemente retirado.
Não há dúvidas que o Pacífico está bem activo!
Não há dúvidas que o Pacífico está bem activo!
Um sismo de magnitude 7,1 ocorreu hoje próximo das Ilhas Salomão, no oeste do Pacífico, anunciou o Instituto geofísico norte-americano (USGS). O Instituto não dá conta de danos e não fez qualquer alerta de tsunami.
SIC
Sismo de 7.6 na costa de Vanuatu
Abalo foi registadoa 20 quilómetros de profundidade e foi já emitido um alerta de tsunami.
Um sismo de magnitude de 7.6 atingiu a costa de Vanuatu, no pacífico sul, perto das ilhas Salomão, informou o Instituto Geológico dos EUA, segundo a Reuters.
O sismo teve origem a 20 quilómetros de profundidade e foi já emitido um alerta de tsunami.
No dia 10 de Agosto de 2010, pelas 05:23 UTC ocorreu nas proximidades das ilhas Vanuatu (Pacífico Sul), a cerca de 35 km a oeste de Port Vila, um sismo de magnitude 7.3.
De acordo com as informações do Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (PTWC), foi gerado um pequeno tsunami à escala local tendo sido confirmados registos (de pequena amplitude) na estação maregráfica mais próxima, situada em Port Vila, não havendo ameaça de que o mesmo tenha dimensão suficiente para afectar zonas mais afastadas, tendo o alerta sido cancelado.
A zona atingida pelo sismo situa-se nas proximidades do chamado Anel de Fogo do Pacífico, caracterizado por uma actividade sísmica intensa.
O sismo foi detectado em todas as estações da rede sísmica nacional, tendo as primeiras ondas sido registadas às 05:43 UTC [em anexo: exemplos de registos nas estações de Casmilo, Barrancos, Vila do Bispo, Lamas de Olo, Porto Moniz (Madeira) e Rosais (Açores).
IM
Um abalo muito forte foi sentido na cidade de Christchurch, na Ilha do Sul, Nova Zelândia. Dados preliminares indicam uma magnitude de 7.2 graus Richter. Ainda não existe um balanço de vítimas ou de danos materiais
O sismo ocorreu cerca das 4h35 da madrugada de sábado (16h35 de sexta-feira em Lisboa), com epicentro a 30 quilómetros a noroeste de Christchurch, a terceira maior cidade da Nova Zelândia.
Ainda não existem informações relativas a danos ou a eventuais vítimas.
EM ACTUALIZAÇÃO
SOL com agências