Sismos Internacional - 2010

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Forte tremor de magnitude 6,3 atinge Alasca; não há relato de vítimas

Um forte terremoto de magnitude 6,3 atingiu nesta sexta-feira as Ilhas Aleutianas, no sudoeste do Alasca. Até o momento, não há relato de vítimas ou danos.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que mede terremotos em todo o mundo, o tremor ocorreu às 2h16 desta sexta-feira, com epicentro a 45 km da cidade de Adak e 1.901 km de Anchorage.

O terremoto foi registrado ainda a uma profundidade de 50,8 km.

O USGS utiliza uma medição baseada na escala aberta de Magnitude de Momento, que mede a área da falha que se rompeu e a totalidade de energia liberada. NEsta escala, um terremoto de magnitude 6 ou superior pode causar danos significativos em áreas populosas.

O Documento
 
Nova Zelândia declara estado de emergência após terramoto



CopyRight@WorldTV777

As autoridades da Nova Zelândia declararam o estado de emergência no sul do país após um sismo com 7,2 graus da escala de Richter. O abalo, ocorrido durante a noite, provocou duas dezenas de feridos e muitos danos materiais, não tendo sido lançado nenhum alerta de tsunami.
A polícia de Christchurch decretou o recolher obrigatório para esta noite evocando questões de segurança física, já que a região continua a sentir inúmeras réplicas e há o perigo de desabamento de vários edifícios que ficaram afectados pelo abalo inicial. “Os estragos são imensos, a única coisa que posso dizer é que foi um milagre ninguém ter morrido”, disso o primeiro-ministro John Kay à televisão TV NZ durante uma visita às zonas mais afectadas.
O sismo deixou sem electricidade e água várias zonas de Christchuch, a segunda maior cidade do país, que conta com 380 mil habitantes, refereiu a Radio New Zeland. Segundo o instituto geológico norte-americano, o sismo ocorreu às 04h35 locais de sábado (17h35 em Lisboa), com epicentro a 55 quilómetros de Christchurch, na costa Leste da Ilha Sul.
Logo após o abalo, descrito como um dos mais fortes de que há registo, viveram-se momentos de pânico na cidade, com os moradores a saírem ainda em pijama para a rua, relatou o jornal The Press.

PÚBLICO
 
Editado por um moderador:
E não é só no mundo que têm havido mais sismos que o usual.

Aqui na Islândia tenho visitado o website local da sismologia desde Abril. E reparo que o número de sismos tem aumentado ao longo dos meses que tenho seguido. Agora os sismos diários afectam não só o Katla, como também o Askja e o Bardarbunga.

Talvez seja eu que esteja a ver um padrão que realmente não existe.
Seria interessante se alguém pudesse contabilizar os sismos de diferentes intensidades, em vários países, nos últimos 10 anos, e verificar se existe realmente um aumento (por exemplo, Portugal, Islândia, Oceano Pacífico...)

Não me lembro dum ano com tantos sismos próximos de magnitude 8...
Já perdi a conta...
 
Aqui há uns tempos vi uma tabela relativa ao número e intensidade de sismos e sua evolução nos últimos anos, onde se verificava que os mesmos têm aumentado significativamente.

Fui buscar novamente essa tabela:

retirado de: http://standeyo.com/NEWS/10_Earth_Changes/100726.Earthquakes1992-2010.html

Pode-se ver que relativamente a cada classe de intensidade e ao número médio anual de sismos dessa intensidade, este ano de 2010 (até 25 Julho) tem sido mais intenso e mais abundante em sismos, superando ou estando quase a superar em algumas classes, a média anual. E ainda não estão contabilizados estes últimos sismos de maior dimensão. No entanto, também se verifica que já houve outros anos piores que 2010. Portanto, isto pode significar que embora 2010 esteja a ter muitos sismos de grande intensidade, isso poderá não querer dizer que venha ai algo de muito mau. 2011 poderá ter muitos menos sismos, por exemplo.

E não é só no mundo que têm havido mais sismos que o usual.

Aqui na Islândia tenho visitado o website local da sismologia desde Abril. E reparo que o número de sismos tem aumentado ao longo dos meses que tenho seguido. Agora os sismos diários afectam não só o Katla, como também o Askja e o Bardarbunga.

Talvez seja eu que esteja a ver um padrão que realmente não existe.
Seria interessante se alguém pudesse contabilizar os sismos de diferentes intensidades, em vários países, nos últimos 10 anos, e verificar se existe realmente um aumento (por exemplo, Portugal, Islândia, Oceano Pacífico...)
 
Sismo de 6,1 no Irão faz pelo menos uma vítima mortal e três feridos

Um sismo de magnitude 6,1 no sul do Irão provocou esta segunda-feira a morte de uma pessoa e feriu outras três na vila de Konar-Takhteh, a 175 quilómetros da província de Fars, de acordo com os media iranianos.

"O terramoto matou uma pessoa e feriu outras três", disse Amir Taghizadeh, chefe de segurança da província de Fars, citado pela agência de notícias ISNA.

"Na região afectada, a população está dispersa (...) e as pessoas vivem em pequenos grupos. Até mesmo os estragos são mínimo. Não há necessidade de se preocuparem", acrescentou.

O epicentro foi localizado a cerca de 10 km de profundidade, entre as cidades de Konar-Takhteh e Kazeroun, de acordo com o Instituto de Geofísica da Universidade de Teerão.

Segundo a agência de notícias Mehr "o terramoto foi sentido até na cidade de Shiraz", a 175 km do epicentro.

"O terramoto causou medo entre os habitantes de Shiraz e as pessoas foram para as ruas", disse um morador entrevistado pela ILNA.

O terramoto foi confirmado pelo Instituto de Geofísica americano (USGS), que lhe atribuiu uma magnitude de 5,5.

O Irão, que se encontra sobre várias falhas na crosta, é regularmente abalado por terramotos, por vezes mortais.

O último grande terramoto no Irão, a 26 de dezembro de 2003, matou 31 mil pessoas em Bam, quase um quarto da população da cidade.

Sic
 
Bom dia, mais um ou dois.

" Jacarta, 30 set (Lusa) - Dois fortes sismos sucessivos, com magnitudes de 6,2 e 7,2 respetivamente, ocorreram hoje ao largo da Papuásia, no leste da Indonésia, anunciou o Instituto de geofísica norte-americano.

Um alerta tsunami foi emitido e posteriormente levantado alguns minutos mais tarde pelas autoridades de Jakarta, que não assinalaram nem vítimas nem danos materiais.

A Agência de climatologia e de geofísica indonésia evocou apenas um tremor de terra, cuja magnitude avaliou em 7,4.
"
 
"Grécia: fortes sismos são registados na ilha de Creta
03 de Outubro de 2010, 23:13

Dois sismos de 5,1 e 4,1 graus na escala Richter foram registados neste domingo na Grécia, num intervalo de quinze minutos, em frente à ilha de Creta, sem deixar feridos ou causar danos materiais, anunciou o Instituto Geodinâmico do Observatório de Atenas.
O primeiro sismo foi qualificado como "forte" e ambos tiveram o mesmo epicentro, em frente à costa leste da ilha, a 428 quilómetros de Atenas e a uma profundidade de 19 quilómetros, informou o instituto."

@ SAPO/AFP

IN:
http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1096036.html
 
6.9 Mw - GULF OF CALIFORNIAPreliminary Earthquake Report Magnitude 6.9 Mw
Date-Time 21 Oct 2010 17:53:14 UTC
21 Oct 2010 11:53:14 near epicenter
21 Oct 2010 17:53:14 standard time in your timezone

Location 24.843N 109.171W
Depth 10 km
Distances 105 km (65 miles) S (191 degrees) of Los Mochis, Sinaloa, Mexico
106 km (66 miles) SSW (210 degrees) of Gabriel Leyva Solano, Sinaloa, Mexico
107 km (66 miles) SSW (199 degrees) of Juan José Ríos, Sinaloa, Mexico
1147 km (713 miles) SE (136 degrees) of Tijuana, Baja California, Mexico

Location Uncertainty Horizontal: 6.1 km; Vertical
Parameters Nph = 187; Dmin = 843.1 km; Rmss = 1.17 seconds; Gp = 133°
M-type = Mw; Version = 6
Event ID US 2010crbl

Fonte: National Earthquake Information Center
U.S. Geological Survey

O registo de ondas sismicas foi registado na nossa rede nacional!!!
 
Nas últimas 24 horas registou-se elevada actividade sismica na crista médio-atlântico alguns Kms a sul da Islândia.

Nas zonas de vários vulcões islandeses,a actividade sísmica tem estado mais calmo, apesar de nos últimos meses ter havido actividade crescente nos vulcões Katla, Torfakojull (próximo do Hekla), no Bardarbunga e no Esjufjöll.
 
E agora.... sismo 7.5 na Indonésia, e alerta de tsunami lançado no Pacífico!

Hoje também foi lançado o alerta vermelho na Indonésia para uma eventual erupção catastrófica do vulcão Merapi.

Nas últimas 24 horas registou-se elevada actividade sismica na crista médio-atlântico alguns Kms a sul da Islândia.

Nas zonas de vários vulcões islandeses,a actividade sísmica tem estado mais calmo, apesar de nos últimos meses ter havido actividade crescente nos vulcões Katla, Torfakojull (próximo do Hekla), no Bardarbunga e no Esjufjöll.
 
Muito agitada a Indonésia!

No mapa podem ver o local onde se deu o sismo de hoje (a sul de Padang).
E a localização do vulcão Merapi. Onde os geólogos alertam para uma potencial erupção de larga escala.

Os geólogos admitiram que os sismos de 2004 e 2005 (Sumatra) activaram respectivamente o vulcão Talang e alguma actividade no Toba. Curiosamente em 2010 o Sinabung entrou em erupção, que fica mesmo na borda do lago Toba (um supervulcão).

A zona perto de Padang (onde se localiza o vulcão Talang) teve em 2009 um outro sismo importante (mag 7.5), e agora outro mas mais a sul.

Já a localização do Merapi é bastante longe de Sumatra, mas não deixa de ser curiosa o estado eminente de uma erupção catastróica no vulcão no mesmo dia em que há um sismo de bastante magnitude na mesma falha, a norte.

Afinal a distância que separa o epicentro dos sismos de 2004 e 2005 ao vulcão Talang (em que os geólogos assumem uma relação da causalidade) é somente ligeiramente menor do que entre o sismo de Padang de hoje e o vulcão Merapi!!!! Cerca de 600 Km e 1000 Km respectivamente.

semnome1.jpg


Na imagem estão também presentes as localizações das erupções catastróficas de Tambora, Krakatoa e Toba.
 
Pelo dois mortos e 160 desaparecidos no sismo de segunda-feira na Indonésia Pelo menos duas pessoas morreram e 160 estão dadas como desaparecidas na sequência do sismo de magnitude 7,7 registado na segunda-feira ao largo da costa ocidental da Indonésia, disseram hoje responsáveis.

O sismo ocorreu na região de Kepulauan Mentawai às 21:42 (15:42 em Lisboa). O epicentro registou a uma profundidade de apenas 14,2 quilómetros, de acordo com o observatório geológico norte-americano (USGS).

A zona de Kepulauan Mentawai situa-se a 240 quilómetros a oeste de Bengkulu, na ilha de Samatra, e a 280 quilómetros a sul de Padang, uma região muito frequentada por turistas.

Dois corpos foram encontrados na ilha de Sipora. Várias pessoas foram dadas como desaparecidas na aldeia de Bosua. Estão a decorrer buscas, disse o chefe do centro de crise do Ministério da Saúde, Mudjiharto.

Inicialmente, as autoridades emitiram um alerta de tsunami, que foi rapidamente levantado. Ondas de três metros, causadas pelo sismo, foram registadas na ilha de Pagai, no sul, indicou a mesma fonte.

As autoridades indonésias procuram também uma embarcação com nove australianos a bordo.

Fonte: SIC
http://sic.sapo.pt/online/noticias/...os+no+sismo+de+segunda-feira+na+Indonesia.htm
 
Mais de 100 pessoas já confirmadas mortas na Indonésia, devido ao tsunami do sismo de ontem. Centenas estão desaparecidas.

O tsunami parece ter sido mesmo significativo, e algumas ilhas foram seriamente afectadas. A magnitude foi confirmada em 7.7.

E está confirmado, o Merapi entrou ontem também em erupção, algumas horas após o sismo acima mencionado.

Ambos os locais estão situados na mesma falha a 1000km de distância. Se os geólogos assumem uma causalidade entre o sismo de 2004 e actividade vulcânica a 600km, então também não se pode descartar a hipótese de haver causalidade entre estes dois eventos ontem na Indonésia.