No mês de Maio de 2011 foram registados, no território continental e área adjacente, 218 sismos locais e regionais. Três desses sismos foram sentidos no continente, todos com intensidade máxima III (MM56, Escala Mercalli Modificada), tendo um sido registado em Reguengos no dia 2, outro em Évora no dia 4 e outro em Viana do Alentejo no dia 22. Constatou-se que a maior parte da sismicidade ocorreu a Sul e Sudoeste do Algarve.
Relativamente aos arquipélagos dos Açores e Madeira há a referir o baixo nível de sismicidade registada, em particular nos Açores.
Em termos de sismicidade global destaca-se a ocorrência de um sismo de magnitude local (ML) 5.2, no dia 11, pelas 17:47 (hora local), cujo epicentro se localizou próximo da cidade de Lorca (Espanha), a cerca de 480km a Este do território de Portugal Continental. Este sismo foi precedido por um precursor de magnitude 4.5, e seguido de várias réplicas, tendo a Rede Sísmica Nacional registado as 7 maiores. O sismo foi sentido com uma intensidade VII (EMS-98, Escala Macrossísmica Europeia), tendo causado a morte a 9 pessoas e danos elevados nos edifícios.
IM