Sismos Portugal - 2011

Data: 2011-06-10 04:56
Lat: 38,44
Lon: -7,47
Prof: 5
Mag: 2,5
Ref: NE Reguengos de Monsaráz
Grau:II/III


sismo.jpg
 
Parece que sim, sentido por bastantes pessoas, apesar de ser apenas 2,7

90490805.gif



O Instituto de Meteorologia informa que no dia 28-06-2011 pelas 03:15 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 2.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 14 km a Sudoeste de Vila do Conde.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) na região da Maia. Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Matosinhos, Vila do Conde, Gondomar e Porto.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IM na Internet (www.meteo.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto da Autoridade Nacional de Protecção Civil (www.prociv.pt).
http://www.meteo.pt/pt/sismologia/comunicados/index.jsp
 
bom dia acordei com esta noticia na qual fiquei surpreendido pois eram 03h15 e acordei com um estrondo na minha varanda do gradeamento abanar pensei que andavam a roubar vasos e afinal era msm um tremor de terra!
 
Atividade sísmica em Maio 2011

No mês de Maio de 2011 foram registados, no território continental e área adjacente, 218 sismos locais e regionais. Três desses sismos foram sentidos no continente, todos com intensidade máxima III (MM56, Escala Mercalli Modificada), tendo um sido registado em Reguengos no dia 2, outro em Évora no dia 4 e outro em Viana do Alentejo no dia 22. Constatou-se que a maior parte da sismicidade ocorreu a Sul e Sudoeste do Algarve.

Relativamente aos arquipélagos dos Açores e Madeira há a referir o baixo nível de sismicidade registada, em particular nos Açores.

Em termos de sismicidade global destaca-se a ocorrência de um sismo de magnitude local (ML) 5.2, no dia 11, pelas 17:47 (hora local), cujo epicentro se localizou próximo da cidade de Lorca (Espanha), a cerca de 480km a Este do território de Portugal Continental. Este sismo foi precedido por um precursor de magnitude 4.5, e seguido de várias réplicas, tendo a Rede Sísmica Nacional registado as 7 maiores. O sismo foi sentido com uma intensidade VII (EMS-98, Escala Macrossísmica Europeia), tendo causado a morte a 9 pessoas e danos elevados nos edifícios.

IM
 
O Instituto de Meteorologia informa que desde as 15 horas e 12 minutos (hora local) do dia 1 de Agosto de 2011 tem sido detectada, na Rede Sísmica dos Açores, um aumento de actividade sísmica a 100 km a Oeste da ilha do Faial, sendo o evento de maior magnitude 4.2 às 18 horas e 17 minutos (hora local).
Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que estes eventos tenham sido sentidos.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

Acompanhamento na página do Serviço Açoriano - CIVISA

civisa.jpg
 
Faz parte da "mobília tectónica" daquelas paragens só que agora é mais a sul, talvez uma nova abertura...

Scan do Acoriano Oriental de hoje

acorianooriental.png


Actividade sísmica nos Açores
http://www.cvarg.azores.gov.pt/Cvarg/CentroVulcanologia/actividadesismovulcanica/
Apenas dá para aceder com o Internet Explorer, o Firefox e o Opera não são compatíveis.

Actualização da actividade sísmica. Desde o último gráfico apenas 2 sismos, no dia 23 e dia 25. Daí para cá nada a assinalar... :rolleyes:

aoresp.jpg
 
Outro:


Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores 02-08-2011 15:14
O Instituto de Meteorologia informa que no dia 02-08-2011 pelas 15:14 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 4.1 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 100 km a Oeste do Capelo (Faial).


De acordo com a informação disponível, este sismo foi sentido, devendo em breve ser emitido novo comunicado com informação instrumental e macrossísmica actualizada.

IM
 
Faz parte da "mobília tectónica" daquelas paragens só que agora é mais a sul, talvez uma nova abertura...

No seguimento dos vulcões da Islândia tenho visto por vezes um tipo de gráfico que é extremamente útil para a vulcanologia, que é um gráfico tridimensional mostrando a evolução temporal dos sismos em termos de profundidade, isso diz-nos muito mais do que a intensidade. Nos gráficos com a profundidade dá para vermos a evolução dos sismos (associados aos movimentos de magma) que vão migrando gradualmente de profundidades em torno dos 30km para até à superfície. Mas já tentei fazer algo do género em Excel mas não consegui, provavelmente precisamos mesmo de um software cientifico para isso.
 
No AcorianoOriental
A terra tremeu hoje nos Açores com um sismo de magnitude 4.1 na escala de Richter que foi sentido na ilha do Faial, anunciou o Instituto de Meteorologia.

O sismo foi registado às 15:14 (16:14 em Lisboa) nas estações da Rede Sísmica dos Açores, tendo o seu epicentro sido localizado a cerca de 100 quilómetros a oeste da localidade do Capelo, na ilha do Faial.

Esta zona, situada no Oceano Atlântico, tem registado um aumento da atividade sísmica desde a tarde de segunda-feira.

Teresa Ferreira, do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), disse hoje à Lusa que este aumento de atividade respeita o “padrão habitual” da Crista Média Atlântica, que atravessa os Açores entre as ilhas do Faial e das Flores.

“A Crista Média Atlântica atravessa os Açores num segmento tectónico e vulcânico com atividade regular, onde é frequente este tipo de aumento de atividade”, frisou Teresa Ferreira, acrescentando que “ao longo do ano são frequentes estes episódios, que podem durar poucas horas ou mais tempo”.