Sismos Portugal 2023

Mais um sentido agora 9:11...
Hoje a manhã está a ser produtiva...

1691745827944.webp

Última edição:
Fica aqui o comunicado do CIVISA deste evento ...

Dia animado pela zona oeste da ilha ...

Sismo sentido na ilha Terceira

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 09:11 (hora local = hora UTC), do dia 11 de agosto foi registado um evento com magnitude 2,3 (Richter) e epicentro a cerca de 3 km a NE de Santa Bárbara, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Doze Ribeiras, Santa Bárbara e Cinco Ribeiras (concelho de Angra do Heroísmo).

Este evento insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.

Fontes

CIVISA/IVAR

Nota - Incrível a duração no tempo destas crises sismovulcânicas jorgenses e terceirenses ...

Para não falar do W do Faial que de vez em quando embora no mar entra em "atividade"

Houve uma grande algazarra de cães aqui pelo bairro, zona alta da Póvoa de Santa Iria, por essa hora, mas eu nada senti.
Aqui por Arronches, por volta dessa hora, estava tudo em silêncio, mas de repente também começaram cães a ladrar por todo o lado.

Não senti nada e ao contrário de um sismo que ocorreu em Arraiolos há uns anos durante a madrugada, desta vez também não ouvi estrondo. Montemor está um pouco mais distante e depende igualmente de outros fatores.

Vale sempre para o susto, não desejo a ninguém sentir tal coisa.

Última edição:
Respetivos shakemaps:
3NpgNR1.jpg

DeaBc48.jpg

Fonte

Note-se que as profundidades dos hipocentros dos dois sismos de Montemor-o-Novo, inicialmente publicadas como 0 Km, foram actualizadas para 1 e 2 Km, respectivamente para o segundo, o mais forte, a Leste, e o primeiro mais fraco a Oeste. As localizações dos epicentros também foram ajustadas: o primeiro quase sob o Museu Agrícola e o segundo na zona norte de Montemor, próximo do cruzamento das Ruas Alves Redol e Florbela Espanca.

dKUufIV.jpg

cN3nI4A.jpg

Última edição:
Eu estava a ver um filme. Não senti mas ouvi aquele ruído grosso que parece vir das entranhas da terra. Tirei o som da TV e comentei com a minha mãe que tb estava a ver o filme mas ela ouve mal e não deu conta de nada. Por reconhecer aquele ruído olhei para o relógio da sala que marcava 01h45. Contudo o candeeiro do teto estava quietinho. Abri o Facebook para ver se alguém fazia alguma publicação dando conta de um sismo mas não... e fiquei a pensar que era coisa da minha cabeça, hoje percebi que não.

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk