Sismos Portugal 2023

Aqui na zona de Aveiras de cima, estava deitado no sofá, num piso térreo e não senti nada (felizmente).

Abalo bastante forte, em terra, num país com fraca construção... Espero que depois da Turquia/Síria não estejamos agora em Marrocos perante mais um desastre humanitário... :unsure:

Espero também que dada a proximidade, este evento não tenha a capacidade de desestabilizar as nossas falhas... :unsure:

Última edição:
Nesta zona e provavelmente em quase todo o interior do baixo alentejo desconheço relatos de terem sentido alguma coisa, felizmente. Por aqui só o cão é que ladrou. Em algumas construções mais fracas devem ter sentido, eu não senti nem ouvi nada.

Tenho uma conhecida que está em Ceuta, diz que está tudo bem e que não aconteceu nada de mal na zona onde está.

Não senti nada por aqui, mas estava distraído e havia barulho perto de uma festa da terra. Abalo extraordinariamente forte para a zona, excedeu a intensidade do sismo de Agadir em 1960 que tirou a vida a entre 12 a 15 mil pessoas...

Dá que pensar uma "bazuca" destas a uns meros (no que toca à geofísica) 650km da nossa costa, esperemos que não desestabilize muito as coisas por aqui, tendo em conta que já houve pequenos abalos nos últimos dias.

Última edição:
A minha mãe estava agora mesmo a falar-me nisso. E do Artur Agostinho que foi destacado para lá fazer essa reportagem.

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk

No grande sismo marroquino de Al Hoceima mais recente em 2004 onde infelizmente se perderam á volta de 600 vidas, e sensivelmente á mesma distancia de nós ali pela parte este das placas africana e euroasiaticas, creio nao termos tido nada de mais nas "nossas falhas" aqui da zona...mas lá está...isto é dinamico, nada é certo, e eu é mais avioes e meteo.
No entanto gostava de escutar ou ler alguem mais culto nesta materia, pois a questao da bazuca aqui perto está muito bem colocada...enfim, aguardemos pelo melhor...infelizmente segundo a Al-Jazeera ja ha 300 vitimas a lamentar :(

Última edição:
Screenshot_20230909_094138.webp

Screenshot_20230909_094341.webp

No grande sismo marroquino de Al Hoceima mais recente em 2004 onde infelizmente se perderam á volta de 600 vidas, e sensivelmente á mesma distancia de nós ali pela parte este das placas africana e euroasiaticas, creio nao termos tido nada de mais nas "nossas falhas" aqui da zona...mas lá está...isto é dinamico, nada é certo, e eu é mais avioes e meteo.
No entanto gostava de escutar ou ler alguem mais culto nesta materia, pois a questao da bazuca aqui perto está muito bem colocada...enfim, aguardemos pelo melhor...infelizmente segundo a Al-Jazeera ja ha 300 vitimas a lamentar :(
Tens um sismo de 5.4 a 13 de Dezembro de 2004.

Não esquecer que a energia libertada dum sismo é logaritmica, portanto esses pequenos sismos que ocorrem na falha de Gorringe libertam uma energia residual e é preciso milhares de sismos desses para libertarem a energia que este sismo em Marrocos libertou.