Certamente um lapso mas permita-me a correção, Gorringe é "banco de Gorringe" e não falha. É o nome da cordilheira montanhosa submarina, depois há as diversas falhas, falha Marquês de Pombal, falha São Vicente, falha da Ferradura, etc.falha de Gorringe
Já agora num aparte, muitos devem saber disto, mas quem não sabe:
Gorringe foi durante o século XX considerado a origem do sismo de 1755 dada a dimensão tremenda de todo aquele complexo montanhoso submarino e das diversas falhas que emanam por toda aquela região, origem depois até reforçada com a localização do sismo de 1969 que foi ligeiramente a sul de Gorringe. Havia apenas uma ou outra voz discordante por causa dos estragos em Lisboa e Lagos serem similares apesar da distância ser diferente.
Por volta dos anos 90 com o surgimento de tecnologia que permitiu os primeiros estudos com modelação de tsunamis, as coisas não bateram certo.
O tsunami modelado nessa origem era diferente dos registos históricos em diversos locais, tempos de chegada, altura, etc.
Aí percebeu-se que a localização "Gorringe" não era um assunto fechado, ou o sismo foi uma coisa mais complexa do que se pensava.
Depois apareceu um italiano que à procura de outra coisa descobriu acidentalmente a falha Marquês de Pombal, localização que já encaixou melhor nalgumas das divergências.
Mas mesmo assim as coisas continuam sem bater 100% certo, a falha é comprida mas deveria ser maior para gerar aquele sismo. Quando se juntam as peças todas do puzzle, elas ainda não encaixam na totalidade.
Então mesmo hoje ainda não há consenso sobre o que sucedeu mesmo em 1755, há basicamente quatro teorias, nalguns casos com grande discordância entre investigadores do sismo de 1755
Nestes artigos fala-se de várias vertentes e teorias deste problema ainda não inteiramente resolvido:
Origem do terramoto permanece um mistério
Onde foi a origem do terramoto de Lisboa, um dos mais fortes de que há memória? Duzentos e cinquenta anos depois, poderia pensar-se que os cientistas teriam uma resposta. Nada disso. Esgrimem argumentos sobre o ponto onde a crosta terrestre começou
www.publico.pt
O mistério do epicentro
Há uma polémica científica à volta das origens do Terramoto de Lisboa que não parece ter solução. Para já, só existe um consenso mais alargado quando à principal falha que provocou o desastre: a Falha Marquês de Pombal. Clique para visitar o dossiê Sismos em Portugal
expresso.pt
"Votámos o nome da Falha do Marquês"
www.dn.pt
Última edição: