Sismos Portugal 2025

Ele existem coisas do arco da velha:

Sismo com intensidade e numa zona em que não me lembro de ver nenhum sismo.

Existem... principalmente porque essa capa é fake. A verdadeira é esta.

Anexos

• IMG-20250217-WA0022.webp
    IMG-20250217-WA0022.webp
    122.3 KB · Visto: 84

Novo sismo em Lisboa gera críticas: "Seria de esperar que o IPMA fosse a principal fonte de informação. Infelizmente não foi, de novo"​

Movimento Iniciativa CpC - Cidadãos pela Cibersegurança criticou o facto do site do IPMA ter ido abaixo alguns momentos após o sismo sentido em Lisboa.

Fonte

De facto é muito mau. Eu mal senti o sismo recorri logo ao site e já estava em baixo. Numa situação destas é normal toda a gente recorrer à principal fonte de informação em Portugal sobre atividade sísmica, sem esperar que o site fique inoperacional pelo menos de forma imediata.
Tive de recorrer a sites de outros países para obter informação, mas é porque tenho conhecimento de alguns graças a partilhas de eventos passados aqui no fórum. No entanto, há quem não tenha...

Este tipo de fenómenos já são preocupantes, mas o facto de perceber que o país não está preparado assusta-me ainda mais.

Ja vi videos e foi bem grande. Se tivesse sido de maior duracao, teria havido muitos estragos.
Sim mais uns segundos e o meu prédio caía. O som foi aterrador. Achei que tinha caído o enorme louceiro da minha vizinha de cima. Ouvi as vigas das paredes ranger. Podem crer que aqui no Marquês de Pombal ia haver estragos. E não foi só o som de vários camiões a passar - tenho obras grandes perto e sei o que é essa trepidação - o chão pareceu levantar. Mas, enfim, como escrevi antes, foi como que uma alucinação efémera. Já senti vários abanões mas este deixou-me com as pernas a tremer. Não gostei e não quero voltar a experimentar!

Última edição:
Ontem à noite houve um sismo de fraca intensidade (1.6) com epicentro na Amora. Poderá ter sido um abalo premonitório.
O epicentro do sismo de hoje das 13:24 foi localizado no oceano e não em terra, segundo o IPMA.

Pré-Sismo_20250216-224849.webp

Porque razão a referência toponímica do local do epicentro do sismo de hoje é o Seixal, quando a área em causa está muito mais próxima dos concelhos de Almada ou Sesimbra? :huh:

Concelhos Setúbal.webp

Última edição:
Já meti nos tesourinhos deprimentes...

"este tipo de situação deve servir como alerta para as ações humanas que podem estar a denegrir o planeta, e que pode levar a criar algumas instabilidades na crosta terrestre".

www.sabado.pt/video/detalhe/comandante-dos-bombeiros-alerta-para-riscos-sismicos-em-portugal-apos-sismo-de-magnitude-47-sentido-em-lisboa

Ouvi isto em directo enquanto almoçava e tive que ir buscar o comando e retroceder para ter a certeza que tinha sido isso que ouvi. Será que se estava a referir às obras do túnel do Marquês? Pode ter aberto uma fissura na crosta terrestre... Em Agosto do ano passado já tínhamos tido o momento "a rápida intervenção das autoridades após o sismo impediu males maiores".

Ainda bem que este sismo não provocou danos em Lisboa e queria deixar uma palavra de apreço aos professores e alunos daquelas escolas da margem Sul que não tiveram medo de partir para a acção. A verdade é por muita teoria e conceitos que se meta na cabeça das pessoas, nos momentos chave existe a tendência de bloquear e ficar parado, principalmente quando se tem algumas centenas de pequenas almas sobre nossa responsabilidade.

4,7 Richter e tão próximo de terra já dá para sentir bem nas áreas povoadas mais próximas ao epicentro ...

Em relação ao IPMA ir abaixo infelizmente já não é novidade para os açorianos no que diz respeito ao site do CIVISA que é uma rede similar ao IPMA aqui na região apesar do IPMA também reportar sismos por aqui ...

Invariavelmente quando há um evento maior o site do CIVISA vai abaixo o que nos leva a questionar quando este for necessário em caso de um sismo destruidor como teremos acesso à informação ...

Por isso o velhinho rádio a pilhas deve de estar sempre no kit de emergência ...

Importante ainda referir que pessoas com responsabilidades como um Comandante de uma força de bombeiros deveria de ter outro tipo de noção nas comunicações que faz ao público em geral pois este tipo de dizeres que em nada correspondem à realidade só servem para desinformar as pessoas ou para lhes causar pânico desnecessário ...

Alguém com responsabilidades perante as populações se não tem conhecimento acerca de como se gera um sismo deve cingir-se ao que sabe e abster-se de fazer comentários no mínimo evitáveis.

a situação já é complicada o suficiente para ainda se ter de lidar com disparates de quem deveria ser uma fonte de informação segura e credível.

Geralmente agências/entidades tem um algoritmo próprio para atribuir a localidade de referência de forma automatizada, baseado em magnitude e população de locais próximos num determinado raio, etc.
Exemplo a forma utilizada pelo USGS:

How do you determine the place name for an earthquake?
https://www.usgs.gov/faqs/how-do-you-determine-place-name-earthquake

Por população poderíamos perceber porque Sesimbra eventualmente possa ter sido preterida num algoritmo desse tipo

População, Cidade/Vila, Concelho
Almada, 88 202, 177 400
Seixal, 45 000, 166 525
Sesimbra, 5 600, 52 394

Mas Almada vs. Seixal já não faria sentido.

Então especulo que tenha sido outro fator.
Tal como a magnitude e profundidade vai sendo afinada com mais dados que vão chegando e verificação humana, também a localização inicial do epicentro vai sendo afinada e alterada com o tempo.

E o que pode ter acontecido é essa localização inicial e preliminar estava mais para leste, em terra, eventualmente no concelho ou mais próximo de Seixal ou de acordo com o critério, ser Seixal a localidade automática nessa localização preliminar. E assim ficou a referencia desde o inicio em que os dados são preliminares.

Mas não sei mesmo se se poderá ser essa a explicação, estou apenas a divagar.
Mas se alguém souber a resposta, gostaria mesmo de saber. Porque já não é a primeira vez que tive essa mesma dúvida.

Última edição:
Noticiário da CNN: "sismo ao largo do Seixal"... :facepalm:

Pois, o Seixal até tem costa atlântica e tudo, ao contrário de Almada e Sesimbra. :rolleyes:
Esta insistência em usar o Seixal como referência só pode ter a ver com o Benfica estar lá na altura do sismo. :lol:
Umas aulas de Geografia nao lhe fariam nada mal...
E sao isto serviços publicos...

E o que pode ter acontecido é essa localização inicial e preliminar estava mais para leste, em terra, eventualmente no concelho ou mais próximo de Seixal ou de acordo com o critério, ser Seixal a localidade automática nessa localização preliminar. E assim ficou a referencia desde o inicio em que os dados são preliminares.
Claro, isso é perfeitamente compreensível que possa ser a origem de uma nomeação inicial, pois efectivamente o USGS conseguiu apresentar um mapa da localização primeiro que o IPMA.
Mas... https://earthquake.usgs.gov/earthquakes/eventpage/us7000pe8k/region-info ,
"

M 4.8 - 3 km S of Charneca de Caparica, Portugal​

Nearby Places​

1. Charneca de Caparica, Setúbal, Portugal3.7 km (2.3 mi) NPopulation: 29763
  2. Corroios, Setúbal, Portugal6.6 km (4.1 mi) NNEPopulation: 52520
  3. Sobreda, Setúbal, Portugal6.9 km (4.3 mi) NPopulation: 11146
  4. Costa de Caparica, Setúbal, Portugal7.6 km (4.7 mi) NNWPopulation: 14231
  5. Setúbal, Setúbal, Portugal27 km (16.8 mi) ESE

"​

...onde é que está aqui o nome de Seixal? ;)

O IPMA é que criou a localização com referência ao Seixal, através de uma distância ("14 Km") e uma direcção ("oeste-sudoeste") e isso é que torna incompreensível o fixar o ponto de aplicação no Seixal, especialmente porque a informação é dirigida na página do IPMA para os portugueses, para os nacionais. E é um engano de tal forma que as pessoas e os media falam como se efectivamente o sismo tivesse sido no Seixal, em terra. Quem é que vai pegar no mapa e ver onde é que 14 Km desde o Seixal vai parar? Quando depois recebem a informação de que na verdade não foi em terra (foi ou não foi?) mas ao largo da costa, estabelece-se o absurdo de "um sismo ao largo da costa do Seixal". Nada mal, para criar mal-entendidos e desinformação.

https://www.publico.pt/2025/02/17/c...itude-49-escala-richter-sacode-lisboa-2122827 :facepalm:

"
“ o que causou mais espanto foi o fato de não ter havido um alerta das autoridades para o terremoto. "Se a ocorrência de abalos sísmicos é comum em Portugal, esse sistema de aviso deveria ser comum. Quando não há esse tipo de alerta, a população fica ainda mais assustada" :hmm:

Finalmente: o epicentro foi na Costa da Caparica, está quase lá (Fonte da Telha).
:thumbsup:

Última edição: