Tyna
Cumulus
isso o som é que foi inquietanteSismo sentido aqui na zona de Mafra! Não se sentiu propriamente a abanar, mas deu para ouvir um ruido de fundo e vibração nas janelas. Foi como se fosse um camião a passar.
isso o som é que foi inquietanteSismo sentido aqui na zona de Mafra! Não se sentiu propriamente a abanar, mas deu para ouvir um ruido de fundo e vibração nas janelas. Foi como se fosse um camião a passar.
não tenho a certeza se o hospital terá construção antissísmicaSe num edifício como o Hospital de Santa Maria que está mais preparado para suportar este tipo de situações se sente com forte intensidade, nem imagino noutros edifícios.
Desde o de 4.9 em 2021 na zona de Arraiolos que não sentia algo tão forte. Deu para o susto, mais uma vez.
Vamos ver se há réplicas. Estando o epicentro próximo de terra, podem-se sentir.
Fonte da Telha, em terra (vê o mapa na mensagem antes da tuaO epicentro a 10km a S/SW da Amora é em terra ou já no oceano?
É de facto um edifício antigo, mas sendo aquilo que é deveria ter estrutura antisísmica.não tenho a certeza se o hospital terá construção antissísmica
«Do ponto de vista sísmico, grande parte dos hospitais públicos terá uma grande vulnerabilidade» - diz João Appleton, engenheiro civil especializado em reforço sísmico, responsável por obras em vários edifícios públicos, incluindo escolas intervencionadas pela Parque Escolar e o próprio Parlamento.
«Estes hospitais foram construídos muito antes de haver qualquer regulamentação sísmica.
Apenas no Santa Maria foi feito um estudo, em que se detectaram algumas vulnerabilidades», explica o engenheiro Mário Lopes, engenheiro sísmico e professor do Instituto Superior Técnico (IST), acrescenta que, apesar de ter sido projectado numa época em que não se pensava dar resistência sísmica aos edifícios, Santa Maria apresenta «mais resistência do que se esperava».
«O que, sendo positivo, não é suficiente para nos deixar tranquilos».
Estou na Charneca da Caparica e foi exactamente isso que senti. Piso térreo. Felizmente foram dois ou três segundos de duração.O epicentro do sismo foi perto daqui, logo sentiu-se bastante bem. Não só isso, foi bastante forte até. O chão desceu, subiu de repente, deu vários solavancos e depois parou. O barulho foi como se passassem vários camiões na estrada.
Aqui pelo Laranjeiro sentiu-se com alguma intensidade, felizmente foi de curta duração. Eu e a minha mulher estávamos em casa a acabar de almoçar, e precisamente quando nos íamos levantar para começar a limpar a mesa foi quando o sismo se iniciou. Neste a oscilação pareceu-me lateral/horizontal, e foi moderada ao ponto de abanar perceptivelmente móveis, a própria mesa, a TV e as louças nos armários. Desta vez as minha aves não se manifestaram (ao contrário do abalo de Agosto), mas as gatas refugiaram-se imediatamente sob os sofás.
O som fez-nos lembrar o Metro Sul do Tejo a passar (a linha 1 dista 100m aqui de casa), e como estávamos na hora de almoço o alvoroço foi geral aqui na Praceta. O epicentro a 10km a S/SW da Amora é em terra ou já no oceano? Não fazia ideia que tínhamos falhas assim tão perto da costa da península de Setúbal.