Nunca disse que o inverno tinha terminado, disse que o inverno caminha rapidamente para o seu fim e apesar de nestes últimos anos a 2º quinzena de Fevereiro nos ter brindado belas situações invernais, a cada ano que passa maior é a probabilidade que isso deixe de suceder. E a tendência dos últimos tempos é a de que é a primavera que ganha terreno ao inverno e não o contrário.
Eu sei que Portugal não está no norte da Europa e não peço nevões ao nivel do mar, mas acho razoável aguardar todos os invernos sem excepção por uma grande situação de neve no norte e interior centro tal como aguardo com confiança os dias ou semanas a fio de céu azul que terei no verão. Um nevão a cotas intermédias sempre tivemos, pelo menos que me lembre pois diz-se que a memória meteorológica é a pior
Até no cálido inverno 95/96 a neve, e em boas quantidades, não deixou de nos visitar (tenho foto). Mesmo a cotas altas este inverno, que não tem sido muito seco, tem sido horroroso em termos de neve, que o diga o pessoal da Covilhã que têm vista para a serra. Eu tenho vista para as serras da sanábria e a meados de fevereiro pouca ou nenhuma neve têm.
É normal sentir-se um pouco frustado agora que o inverno se aproxima do fim, todo o ano á espera dele e ainda não houve sequer acumulação de 1cm de neve em qualquer cidade do interior norte e centro como é habitual (excepto talvez Montalegre). Na primavera também ocorrem nevões mas são casos raros excepto nas terras altas. Chuvas, tempestades, etc podemos as ter em qualquer altura do ano (até no verão se tivermos sorte), agora neve com boas probabilidades só no período Dez Jan Fev.
PS: Pior que tudo é que acho que todos nós esperavamos muito mais deste inverno. Arrefecimento onde paras?
PS2: spiritmind, se vier um nevão é melhor esconderes-te!