Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Ah pois é! Sismo em Lisboa sem um unico tesourinho deprimente?

20698559.jpg


Gosto principalmente da parte " também no Algarve"
 
E ao mesmo tempo falam do Tornado na RTP :)

tornado ainda se admite porque ate chegou a ser uma hipotese.....
no domingo na TVI, no rodapé, nas noticias da tarde, apareceu algo que me fez contorcer de repudio...."ciclone tropical de grau 3":disgust::lmao::lmao::lmao:
 
No rescaldo de Copenhaga

...

Prevê-se agora que, a continuar assim, o aquecimento mundial até ao final do século subirá 3 graus ou mais. Iremos ter uma subida regular das águas do mar, não de centímetros mas de metros. O que fará desaparecer algumas ilhas e recuar as zonas costeiras de certos países marítimos, como o nosso. Os excessos climáticos, chuvas torrenciais, ventos ciclópicos, tsunamis, furacões, tremores de terra e, por outro lado, secas, calor excessivo, desertificação, decréscimo das florestas, sensível diminuição da biodiversidade, vão tornar-se frequentes. Não é uma perspectiva agradável para ninguém, sobretudo para as jovens gerações.

...

Mário Soares
DN
http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/in...%E1rio%20Soares&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco
 
tornado ainda se admite porque ate chegou a ser uma hipotese.....
no domingo na TVI, no rodapé, nas noticias da tarde, apareceu algo que me fez contorcer de repudio...."ciclone tropical de grau 3":disgust::lmao::lmao::lmao:

Situação de Tempo Severo na Região Oeste
2009-12-28 (IM)

Na madrugada do dia 23 de Dezembro de 2009, a região do Oeste de Portugal Continental foi atravessada por uma depressão muito cavada, tendo sido registado um valor mínimo da pressão ao nível médio do mar de 969.4 hPa às 04:20 horas locais na estação do Cabo Carvoeiro.

De acordo com uma análise preliminar, no presente episódio e considerando a rede de estações do IM (cuja distância média entre estações é inferior a 30 km), verificou-se que foi também na mesma estação que se registaram os valores mais elevados da intensidade do vento. Em particular, o vento médio atingiu cerca de 90 km/h às 4:40 e a rajada 140 km/h às 4:50 de dia 23.

O cavamento da depressão, ou seja, a diminuição da pressão no seu centro, foi muito acentuado, em particular no momento da passagem sobre o território. Uma análise preliminar permite estimar um cavamento de cerca de 20 hPa num período de 24 horas, o que à latitude de Portugal Continental permite classificar este evento como um episódio extremo.

O presente episódio é semelhante a outros que ocorreram em Portugal Continental no passado, como são exemplos os temporais de 5 a 6 de Novembro de 1997 no Alentejo e de 6 a 7 de Dezembro de 2000 no litoral Norte e Centro.

É importante clarificar que este fenómeno não se enquadra na classe de ciclones tropicais, cuja natureza é distinta da do fenómeno actual. Por exemplo, é de notar, que um ciclone tropical de categoria 1 apresenta vento médio superior a cerca de 120 km/h, valor que não foi registado em nenhuma das estações da rede do IM.
O IM bem avisou, mas foi tarde demais:(:lmao:...
 
Vou ser mais um a bater na TVI.

Esta noite a jornalista que escreveu a reportagem sobre a cheias na Régua documentou por voz que se estava-se à espera da maré:huh::huh::huh:!

Na Régua, marés?!?!?!?:huh::huh:
 
Nós é que não percebemos a TVI:

- Primeiro, a água do Atlântico, aquando da maré alta, sobe até Crestuma, entra pela passagem dos barcos e atravessa até à Régua.


Vou ser mais um a bater na TVI.

Esta noite a jornalista que escreveu a reportagem sobre a cheias na Régua documentou por voz que se estava-se à espera da maré:huh::huh::huh:!

Na Régua, marés?!?!?!?:huh::huh:
 
Temos tido bastante sorte, quando os tornados passarem a ser chamados de "nano mini micro tornados" é que estamos tramados:lmao::lmao:

Enfim... Que miséria de jornalismo:disgust::disgust:
 
E já circulam por aí muitos artigos nas edições online dos jornais que escrevem que a mínima de hoje nas Penhas Douradas foi afinal registada na cidade da Guarda. É que escrever "Guarda" é mais fácil que escrever "Penhas Douradas." :rolleyes: É como quando neva no alto de Espinho (Marão), dizem sempre "neve em Vila Real." Pelo menos não dizem no Porto. :lol:

Os nossos amigos jornalista já muito trabalho têm a fazer reportagens ou escrever artigos que são quase fotocópias dos feitos em anos anteriores, algum rigor geográfico já deve ser pedir demais. :p
 
Queria saber se alguém ouviu uma coisa hoje de manhã na TVI.

Segundo me contaram, a jornalista disse que o País estava em "Alerta Azul na Escala de Ritcher" :shocking: