O aviso foi lançado pelo IM ás 10 da manhã ao mesmo tempo que o Aleta Vermelho da Protecção Civil. A esta hora o aviso partiu, julgo eu, da Madeira para o Continente.
Neste tipo de questões é necessário falar das coisas concretamente. Mandar para o ar que o aviso partiu da Madeira para o IM é puro palpite. Já agora foi alguém que ligou a dizer... "ah é para dizer que está a chover muito lancem lá o um aviso vermelho..."
O instituto de meteorologia tem dois instrumentos chave: Por um lado tem os modelos de previsão. Por outro tem estações na Ilha... Não é preciso estar alguém na Madeira a indicar que chove muito... Hora a hora os dados são enviados automaticamente.
Continua-se aqui fortemente a colocar os olhos apenas no IM quando muitas outras coisas deviam ser equacionadas. A situação específica do dia 20 de Fevereiro não foi por si causadora da tragédia. A situação do dia 20 em termos de pluviosidade não podia também ter sido prevista com a antecedência que muitos continuam a pregar. Os modelos para esse dia também eram díspares na quantidade de precipitação para esse dia! Que queriam que o IM fizesse nesta questão que não tenha feito?