Urso-pardo de volta a Portugal?

  • Thread starter Thread starter belem
  • Data de início Data de início
actualmente a monocultura de eucalipto esta a destruir todo o ecossistema , pois não permite a flora endémica proliferar um veado não tem nada para comer num eucaliptal, só as giestas e as silvas se vão safando
 
Aqui no nordeste não há assim tanto eucalipto quanto isso.
 
Urso ataca égua em Riolago de Babia, León.

O artigo contem uma imagem que poderá ferir as pessoas mais sensíveis.

Fonte: "Fundación Oso Pardo"

http://www.fundacionosopardo.org/index.php/la-fop-pide-el-pago-rapido-de-los-danos-ocasionados-por-el-oso/

Según la Fundación Oso Pardo, esas heridas se hicieron con alambre de espino de cerrar fincas, no fue ningún oso pardo. Es una herida muy horizontal y homogénea para ser hecha por un depredador. El alambre de espino debería prohibirse.
 
  • Gosto
Reactions: Cadito e StormRic
Urso-pardo

No passado dia 17 de agosto, o diário italiano "Corriere della Sera" publicou um artigo interessante, denominado "Il ritorno dei predatori e la caccia all´orsa Daniza che ha attacatto un uomo".

O artigo enquadrou-se no âmbito de um ataque de uma ursa a um ser humano em terras italianas, para depois elencar um conjunto de informação muito interessante e que espelha de forma sintética o estado da Natureza em Itália.

Assim:

1 - Prevê o aumento de 11 milhões de hectares de floresta em Itália entre 2005 e 2015. Aumento sustentado já que nas anteriores décadas se observou aumentos da mesma dimensão.
Faz uma apresentação gráfica deste aumento por região, sendo que a Sardenha é a região italiana com mais floresta (1,241 milhões de ha);

2 - Consta igualmente o aumento da população de herbívoros no país, sendo que contabilizam a situação actual da seguinte forma;
- Javali - 1 milhão de exemplares
- Corço - 400 mil
- Camurça - 110 mil
- Veados - 68 mil
- Muflão - 20 mil
- Gamo - 18 mil
- Cabra selvagem/alpina (Stambechhi -?) - 16 mil

3 - Faz um ponto de situação quanto a estimativas da população de predadores, afirmando na generalidade que têm aumentado de forma sustentada, essencialmente nas regiões dos Alpes e do Alpenino (cordilheira central):
- Urso - 100 exemplares
- Lobo - 1000 exemplares
- Lince (o europeu ?) - 10 a 15 exemplares
 
Boas tardes e feliz ano 2015.

Se non me equivoco, que é dificil que sexa:

Ursos na Serra de La Cabrera: 3-4, mínimo.

Ursos na Serra del Teleno- Montes Aqulianos: 3

Ursos na Serra de la Culebra: Sim.

Ursos na zona de Hermisende-Calabor: Sim

Ursas com crianças: Sim

Porén, é raro que o urso non chegara xa a Portugal en estos últimos anos
 
Boas tardes e feliz ano 2015.

Se non me equivoco, que é dificil que sexa:

Ursos na Serra de La Cabrera: 3-4, mínimo.

Ursos na Serra del Teleno- Montes Aqulianos: 3

Ursos na Serra de la Culebra: Sim.

Ursos na zona de Hermisende-Calabor: Sim

Ursas com crianças: Sim

Porén, é raro que o urso non chegara xa a Portugal en estos últimos anos

Estes dados são fiáveis trevinca?

De onde os retiras-te?

Cumprimentos
 
Muito fiáveis, sen duvida.

Ursa con crianças no vrao, ursa con crianças no outono, sao novas fiaveis, con fotografías en un dos avistamentos. En canto a os ursos da zona limitando con Portugal sao referencias que eu doulle credibilidade: caçadores, camponeses e administraçao.

Deica logo.
 
No ano 2002, Grande del Brío falaba de 5 a 8 ursos no área, deixando aberta a posibildade de Portugal (El oso pardo del noroeste peninsular, p. 103). No 2009 'O Informe sobre el oso pardo y las montañas Galaico-Leonesas' falaba de 4 ou 5 ursos, deixando constancia de unha ursa con crianças no 2001, na Serra del Teleno-Montes Aqulianos (pp. 122-123). No ano 2005 tivo luar un avistamento de unha ursa con crianças perto do río Sil -a nova que lidera este tema segundo o Belem- e agora, no ano 2014 hai duas ursas diferentes é con familia. Como mínimo 7 ursos han estado este ano nas serras de Cabrera e Montes Aqulianos. Houbo ataques de colmeias tamén, non só en Muelas de los Caballeros, e nos anos pasados (2011-2012) houbo tamén outra ursa na zona norte do area, mais alá da A-6, perto do Puerto de Manzanal.
 
  • Gosto
Reactions: boneli