Uma operação importantíssima que poderia ser feita pelo ICNB ou outra instituição era a introdução de corços e/ou veados no maciço da Gralheira.
Esta área inclui as serras da Freita, da Arada, do Arestal e de S. Macário e é um dos últimos refúgios da escassissima população de lobos a sul do Douro.
Encontrei um estudo sobre essa possibilidade e as conclusões eram bastante positivas. Quase toda a área estudada estava perfeitamente apta a receber populações dessas duas espécies.
Acho que toda a gente concorda que a reintrodução de veados e corços nos anos 90 na Serra da Lousã foi um sucesso. Mas mais importante que fazer estas operações em sitios como a Lousã, seria fazê-lo em locais como a Gralheira, onde ainda há predadores (vamos ver até quando )
Serra de Monchique é um bom local para a reintrodução do Abies pinsapo.
Penso que estes mapas utilizam como bases poucas estações meteorológicas em Portugal.
Se houvessem mais estações nas nossas montanhas e nos nossos vales, os resultados ainda seriam melhores.
Pena é que certas pessoas gostem de vandalizar algumas dessas estações...
Isso depende muito da localização da estação e (portanto) do que existe em redor dela.
Imagine um sítio onde é preciso caminhar uns bons km's com algumas zonas de declive considerável...Ou são vandalizadas, ou então foram mal construidas e o vento, chuva e animais estragam aquilo...o que não me parece...
Eu não sei de que estação está a falar, mas se me indicar, poderia ser um caso interessante, para o forum discutir.
Eu acho que podem haver privados que autorizem a colocação de estações meteorológicas nos seus terrenos ou quintas, que se bem delimitadas e habitadas, podem assim dar guarida a um empreendimento desta natureza.
Em localizações mais isoladas, penso que com uma boa proteção, também é possível.
Penso que o interesse é de todos e os resultados destas estações, decerto iriam ter impactos a diversos níveis, mesmo até a nível de planeamento florestal, faunístico e paisagístico.
Encontrei um documento que mostra o tipo de fauna existente num povoado do neolítico na região de Alcácer do Sal.
http://museu-maeds.org/informacao/paineis_fa/painelmtumba.pdf
Tem alguns pormenores muito interessante.
Primeiro a existência de Capra Pyrenaica na região. Há uns 3 mil ano atrás existiriam cabras montês por Portugal inteiro e não exclusivamente em zonas de montanha.
Segundo, encontraram vestígios de Gamo (Dama dama). Não era suposto o gamo ter sido introduzido pelos romano na Península? Alguma coisa não bate certo.
Além de terem identificado vestígios de auroque, existem outros que não se consegue perceber se serão bisontes.