Julgo ser muito positivo, aproveitar o tópico, para partilhar boas práticas nas diversas culturas.
No fundo, o sucesso está ligado a vários ingredientes:
- Adequação das variedades às condições edafoclimáticas (solo+clima)
- Proteção contra condições meteorológicas adversas (vento, geada, alagamento dos solos..)
- Medidas preventivas que minimizem ação de animais (javalis visitam a quinta para beber água) e aves (comem cereja, mas não comem morangos)
- Rega na quantidade certa, à hora mais adequada para a cultura
- Controlo de pragas e doenças
- Evitar sempre que possível o uso de fitoquímicos, tendo em conta que as abelhas trabalham a nosso favor, assim como outros bichinhos.
- Boas práticas culturais
- Muito trabalho e dedicação.
- Adaptar os tratos culturais à nossa disponibilidade
Imaginem o meu caso:
Tenho um pomar a 40km de distância (perto de Proença-a-Nova), sem água canalizada nem eletricidade. A nascente está ao mesmo nível do terreno das culturas. Como posso assegurar rega diária, se me desloco apenas 1 vez por semana para regar com motor?
No tempo dos meus avós, construíram um tanque, para onde esgota a água da nascente, sendo aproveitada para rega com motor, pois o tanque está uns 2m abaixo do nível do terreno.
Soluções:
- Tenho um curral, situado uns 4m acima do terreno. Coloquei um depósito para recolher água da chuva.
- Implementei um sistema de rega por gravidade, com gotejadores, alimentado a partir do depósito elevado. Mas como o gotejamento era contínuo, tive de adotar outra solução: coloquei uma válvula programável de rega (daquelas de 35EUR com pilha de 9V), mas não funcionou como pretendia. Precisava de 5m de elevação (0.5bar de pressão), como resolvi? Elevei o tubo do depósito até chegar aos 5m de altura, depois desci à válvula e aspirei o tubo, para ficar ferrado (cheio de água), assim com uma coluna de água de 5m tinha 0.5bar garantidos (apesar do deposito estar a 4m de altura máxima) e a válvula arrancou logo com a programação da duração e frequência de rega. Tenho assim tudo regado diariamente, sem preocupações, com poucos custos.
Desvantagens:
- O caudal da rega, com tubo de 16mm, apenas me dá para uns 60m de tubo (com uns 80 gotejadores), pois dado o comprimento da rega, quando termina o tempo, pouco regou na extremidade. Tive que fazer uma bifurcação à saída da válvula (para equalizar), mas ainda não é a solução ideal.
A solução ideal para mim, era um sistema com painel solar + bateria + bomba submersível + interrutor horário, mas nunca me ficava por menos de 200EUR.
Como veem, existem variados assuntos para este tópico, espero que colhamos frutos da troca de experiencias!