Bom dia a todos.
Não sou um fanático da meteorologia como a maior parte dos membros, mas tenho uma relação estranha com o clima.
Nasci em Lisboa ocidental, que é mais fresca do que na a oriental, onde vivo agora; vivi no Brasil (Rio de Janeiro e Brasília); vivi na Bélgica, numa reserva ecológica numa casa no meio de uma floresta de caducifólias e na zona de maior pluviosidade de Bélgica. Depois disso vivi em Braga e no Porto.
Desde miúdo que gosto de chuva e daquilo a que chamo os "confortos do frio".
Quando tinha uns 25 anos (quando voltei para Portugal) lembro-me de pensar que o pior cenário possível da minha vida por cá seria ... um aumento de temperatura e uma diminuição da pluviosidade.
Por isso, sem ser tão fanático como a maior parte dos frequentadores deste fórum pela alteração da corrente do golfo, confesso que uma mudança que fizesse baixar a temperatura de Portugal continental aí de uns 3º e aumentasse a pluviosidade me faria sentir-me muito bem.
A minha opinião sobre fenómenos e modelos climatológicos é a seguinte. Não acredito na fiabilidade dos modelos por duas razões. Em primeiro lugar acho que não se sabe o suficiente de correntes marinhas, ventos e mesmo de outros fenómenos que determinam o tempo; mas principalmente, acho que a única tendência que detecto é uma maior frequência de fenómenos extremos (anomalias); se um destes fenómenos extremos for muito acentuado (em duração ou simplesmente em intensidade) todo o puzzle que faz o tempo se pode desmoronar, de modo que não temos qualquer ideia do que pode acontecer.
Elementos mais pessoais: sou professor universitário (comportamento animal e antropologia), casado, sem filhos e gostaria de poder morar na Madeira, mais precisamente expropriar ao Estado a casa das Queimadas e ir viver para lá
![Wink ;) ;)](/forum/styles/meteopt/smilies/wink.gif)
.
É aí que há o meu clima ideal: chuva, ausência de calor, ausência de neve prolongada (para os que não sabem o que é um inverno no norte da europa, posso-vos dizer que é uma espécie de morte da terra que dura 6 meses; nem a neve ajuda porque passados 8 dias começa a ficar suja e o gelo é um inferno. Além de que - falo da Alemanha, agora - é incómodo ter as janelas completamente tapadas com metros de neve durante uns 3 meses).
Verões com Máximas de 22 e mínimas de 15, com dias excepcionais, no pico do Verão, com 26, invernos com mínimas de -5 e máximas de 2, mas apenas durante 2 meses; melhor só mesmo o clima das Queimadas, em que está sempre fresco e a chover.
P.S.: Esqueci-me de dizer que morei também na Serra da Gardunha, que passo largas temporadas numa propriedade em Palmela, que temos uma casa na Madeira (Caniço) e que estamos a construir uma casa numa propriedade no Ribetejo. De modo que se conseguir arranjar um daqueles kits meteorológicos e ligá-lo a um computador (uso um Macintosh, não sei se é a melhor escolha para isso) terei em breve bastante informação para vos dar...