Aquecimento Global

• Thread starter Thread starter Minho
  • Data de início Data de início
Isso é falso.
Num dos vários links colocados pelo Younger Dryas
Since the beginning of the satellite era, Southern Ocean sea surface temperatures (SSTs) have cooled, despite global warming. While observed Southern Ocean cooling has previously been reported to have minimal impact on the tropical Pacific, the efficiency of this teleconnection has recently shown to be mediated by subtropical cloud feedbacks that are highly model-dependent.

E ??

Fontes duvidosas?
Sim, fontes duvidosas. Vocês não procuram uma revisão da bibliografia. Procuram as excepções. Colocam aqui um ou dois autores, quando há 1000 que dizem o oposto. Felicitam-se porque encontraram um investigador no Algarve que diz o que vocês querem ouvir, mas desprezam os outros.

Mais: Vocês fazem um aproveitamento de páginas em branco ou em rascunho no tema (Falha de algum climatologista, exageros de outros que também os há, duvidas normais que há na ciência) para dizerem que toda a teoria está errada. TODA.

Focam-se em pormenores e num grão de farinha, para se convencerem e tentarem convencer os outros que todo o bolo científico está errado.

Estás a ver mal a situação. Gosto de conhecer todos os pontos de vista e todas as teorias. Não neguei nada. Só acrescentei mais variáveis à equação.
De certeza que sabes interpretar o português?
Se calhar devias reciclar a tua educação já que, como outros, partes logo para o insulto. Não darias um bom diplomata mas sim um excelente Inquisidor há 400 anos atrás. Farias parte da equipa do Torquemada na Península Ibérica.

Última edição:
Estás a ver mal a situação. Gosto de conhecer todos os pontos de vista e todas as teorias. Não neguei nada. Só acrescentei mais variáveis à equação.
De certeza que sabes interpretar o português?
Se calhar devias reciclar a tua educação já que, como outros, partes logo para o insulto. Não darias um bom diplomata mas sim um excelente Inquisidor há 400 anos atrás. Farias parte da equipa do Torquemada na Península Ibérica.
Não vale a pena ires por aí. Tal como vocês discordam de milhares de investigadores num tema que já está comprovado cientificamente, como o efeito do CO2 e do homem no clima.. Eu tenho esta opinião sobre a vossa visão do tema..

Obviamente podes continuar a dar a tua opinião como quiseres. A minha é esta. Cumprimentos

Sim, fontes duvidosas. Vocês não procuram uma revisão da bibliografia. Procuram as excepções. Colocam aqui um ou dois autores, quando há 1000 que dizem o oposto. Felicitam-se porque encontraram um investigador no Algarve que diz o que vocês querem ouvir, mas desprezam os outros.

Mais: Vocês fazem um aproveitamento de páginas em branco ou em rascunho no tema (Falha de algum climatologista, exageros de outros que também os há, duvidas normais que há na ciência) para dizerem que toda a teoria está errada. TODA.

Focam-se em pormenores e num grão de farinha, para se convencerem e tentarem convencer os outros que todo o bolo científico está errado.

O meu único foco é em nenhum cientista conseguir distinguir entre clima do passado e clima de hoje.

Um tópico para colocar notícias, contos, retratos narrados sobre eventos climáticos passados.

Começo com parte do XXXIX Capítulo do Pensieri de Giacomo Leopardi publicado em 1854.

"(...)já há um século e meio, aos contemporâneos de Magalotti, que nas Cartas de Família escreveu: «É ele é certo que a antiga ordem das estações parece estar a tornar-se pervertida. Aqui na Itália é um boato e uma reclamação comum que os intervalos não existem mais; e nesta perda de fronteiras não há dúvida de que o frio ganha terreno. Ouvi meu pai dizer que na sua juventude, em Roma, na manhã de Páscoa da ressurreição, todos vestiam roupas de verão. Agora, qualquer um que não precise usar a "camiciuola"... posso garantir, tem muito cuidado para não aligeirar a roupa nem mesmo com a menor coisa que vestiu no auge do inverno."
Isto é o que Magalotti escreveu em 1683. A Itália seria agora mais fria do que a Gronelândia, se daquele ano até agora (Pensieri foi publicado em 1854 ) tivesse arrefecido continuamente até ao ritmo relatado na altura(...)"

• Revirar os Olhos
  • Gosto
Reactions: StormRic e Iceberg
Um tópico para colocar notícias, contos, retratos narrados sobre eventos climáticos passados.

Começo com parte do XXXIX Capítulo do Pensieri de Giacomo Leopardi publicado em 1854.

"(...)já há um século e meio, aos contemporâneos de Magalotti, que nas Cartas de Família escreveu: «É ele é certo que a antiga ordem das estações parece estar a tornar-se pervertida. Aqui na Itália é um boato e uma reclamação comum que os intervalos não existem mais; e nesta perda de fronteiras não há dúvida de que o frio ganha terreno. Ouvi meu pai dizer que na sua juventude, em Roma, na manhã de Páscoa da ressurreição, todos vestiam roupas de verão. Agora, qualquer um que não precise usar a "camiciuola"... posso garantir, tem muito cuidado para não aligeirar a roupa nem mesmo com a menor coisa que vestiu no auge do inverno."
Isto é o que Magalotti escreveu em 1683. A Itália seria agora mais fria do que a Gronelândia, se daquele ano até agora (Pensieri foi publicado em 1854 ) tivesse arrefecido continuamente até ao ritmo relatado na altura(...)"

A colocação das aspas parece-me incorrecta, e torna a cronologia confusa. Portanto há aqui um relato subjectivo de condições que vêm de não sei quantos anos antes de 1683 (?) e se estende sem saber exactamente o que aconteceu ( ou não aconteceu) até 1854 ( e já agora, de então até hoje). Sinceramente, estes relatos pessoais servem para quê? E consegue-se quantificar a magnitude de hipotéticas variações do clima global a partir destes "eventos" localizados algures em Itália? Supostamente neste tópico discutir-se-iam factos, investigações, análises e teorias científicas.

Questionei o ChatGPT sobre esse assunto e é curiosa a resposta:

O excerto que partilhou é uma passagem que faz referência às mudanças climáticas e às variações de temperatura observadas ao longo do tempo em Itália. Eis algumas informações e contexto sobre o que está a ser discutido:
  1. Autor e Contexto: O excerto citado é da autoria de Lorenzo Magalotti, que escreveu "Pensieri" (Pensamentos) em 1683. Ele estava a discutir as mudanças nas estações do ano e as variações de temperatura em Itália.
  2. Observações Climáticas: Magalotti observa que as estações do ano parecem estar a passar por mudanças, e a temperatura está a tornar-se mais fria. Ele menciona que a antiga ordem das estações não está a ser seguida e que a sensação de intervalos entre as estações desapareceu.
  3. Exemplo de Roma: Magalotti dá um exemplo específico sobre a mudança nas temperaturas. Ele menciona que na sua juventude, em Roma, as pessoas vestiam roupas de verão na manhã de Páscoa da Ressurreição. No entanto, na época em que estava a escrever, as pessoas eram mais cuidadosas e não usavam roupas leves mesmo no auge do inverno.
  4. Reflexão sobre as Mudanças Climáticas: O autor está a refletir sobre as mudanças nas estações e no clima ao longo do tempo. Ele está a indicar que as temperaturas estão mais frias do que costumavam ser, pelo menos na sua observação pessoal.
É importante notar que as observações de Magalotti baseiam-se na sua experiência pessoal e na sua época. As mudanças climáticas são um fenómeno complexo e podem variar de região para região e ao longo de séculos. Hoje, os cientistas estudam as mudanças climáticas globais e observam um aumento nas temperaturas médias em muitas partes do mundo, mas as tendências climáticas podem variar amplamente. O excerto destaca a preocupação com as mudanças climáticas ao longo do tempo e como as observações pessoais podem ser usadas para entender essas mudanças.

• Gosto
Reactions: StormRic e Thomar