Vejo que os moderadores apagaram o meu tópico "História do Clima" sem aviso ou explicação. Mostra bem o nível da moderação.
Eu não tenho problema em incluir aqui todos os episódios da história do clima a minha decisão foi para deixar este tópico para o presente e o que criei para o passado.
Tenho aqui um vídeo de um geólogo Norte Americano, cético das exclusividades antropogénicas no que toca às alterações climáticas, que passou duas horas a enunciar dezenas de notícias de tragédias naturais de séculos passados nos EUA.
Desde cheias avassaladoras, incêndios absolutamente incontroláveis que ridicularizam aquilo que se vê hoje, furacões que limparam do mapa vilas inteiras, secas de vários anos que levaram ao colapso de largas comunidades etc.
Tudo isso apenas em notícias de jornais do passado, fazendo conta de referir que em grande parte daquele tempo muitos dos eventos localizados não apareciam sequer nas notícias pois a informação não circulava como hoje.
Portanto, de facto tens razão quando afirmas que a História do Clima é muito importante. Especialmente para as pessoas convencidas de que existe tal coisa como "normais climáticos". Este termo por si só representa toda a arrogância e miopia da nossa espécie face à dantesca dimensão daquilo que a Natureza representa.
Apesar e toda a histeria mundial à volta do clima, fator bem presente aqui no fórum indo muito para além da troca de ideias (inclusive com um certo membro ainda com a cabeça em 2020 usando o adjectivo mais do que ultrapassado "chalupa" em relação aos que questionam o absolutismo dos "consensos" que não existem, porque não consegue aceitar o facto de que muita gente, inclusive na comunidade científica, não estar de acordo com as narrativas padrão), refiro sempre algumas ideias concretas:
- Há cada vez menos mortos por causa de cataclismos naturais,
- A população aumenta,
- A esperança média de vida aumenta,
- A capacidade de produção de alimentos aumenta,
- Não há sinal nenhum de mais e/ou tempestades mais fortes.
Importa dizer que alguns destes pontos dependem essencialmente dos benefícios que os combustíveis fósseis trazem ás nossas vidas que, sem eles, seriam muito mais complicadas.
Ora, se estamos numa "crise climática" tendo em conta aquilo que está acima enunciado.... Quando, e se, a mesma chegar a sério, teremos de ver todos estes indicadores a andar para trás.