O efeito de estufa sempre existiu e sempre existirá, aliás, se não fosse ele não estariamos cá, na minha opnião ele só se torna mais fraco ou forte consoante a actividade solar em questão, pois são os oceanos e o sol que controlam grande parte do clima, daqui a 100 ou 200 anos o efeito de estufa terá a mesma dinâmica que tem hoje.
Mário, não esquecer de referir que o efeito de estufa é essencial para a vida do planeta, na sua justa medida. Mas não creio que ele varie consoante a actividade solar! Porquê?! O efeito de estufa, temos de imaginá-lo não como uma temperatura média global, mas sim como um acréscimo da temperatura o qual sem este a temperatura média global seria outra! Isto sem depender do Sol, claro! Digamos que num periodo de actividade solar alta ou baixa, o efeito de estufa é o mesmo (digamos que 10ºC acima da temperatura média global numa atmosfera com mmmuito pouco CO2, não tenho agora o número preciso), mas vi num documentário, chamavam-lhe ao planeta "Bola de Neve".
Se o CO2 depende da actividade solar (esquecendo outros gases de estufa como o vapor de água e o metano), então tal é devido ao efeito desta na fotossíntese e provavelmente na maior propagação dos incendios.
Colocando o Homem à margem do efeito de estufa, diria que a %CO2 na composição atmosférica dependerá essencialmente da vida na Terra:
- Seres-vivos que produzem CO2
- Sedimentação de depósitos de carbono (carbonatos, carvão, petróleo)
Sendo os depósitos de carbonatos oriundos da sedimentação de conchas, bibalves e outros seres marinhos, tudo entrará num ciclo geológico, terminando por ser expelido pelos vulcões!
Todos sabemos que numa fase inicial, a atmosfera era rica em CO2, e os seres vivos existentes foram contribuindo com O2 na atmosfera, seguindo-se uma fase evolutiva profunda (seres multicelulares) que começaram a produzir novamente o CO2. E vivemos nessa era, em que os vulcões são um agente importantissimo na regulação do clima. Vulcanismo, movimento dos continentes, seres vivos e Homem (actualmente) contribuem todos para a regulação do CO2, e por consequência, o efeito estufa.
Preocupa-me bastante o cenário em que as temperaturas globais continuarão a subir, em especial, se este aumento for maior nas zonas onde ocorre o Perma-Frost (terra permanentemente gelada)! E porquê? Bem, vi num documentário que se desenrolava na Sibéria, 2 cientistas furavam gelo, acendiam 1 isqueiro e saia do buraco uma chama de metro de altura durante uns 15segundos, metano!!
Existem quantidades enormes de metano nos lagos gelados e um pouco por toda esta terra (perma-frost), mas nos lagos, é possível visualizar as enormes bolhas de metano sob a superfície! Se as temperaturas nestas zonas subirem demasiado, todo este metano se irá libertar e garanto-vos que são muitas toneladas, muitas mesmo!