E pah, fui ver o teu link e senti-me, tal como tu, verdadeiramente enganado.
E eu que pensei que tinha nevado lá na vila dele a 21 de Julho.
É caso para dizer bullshit, treta.
Eu naturalmente acho que qualquer teoria deve ser testada e comparada com outras. Mas creio que há muitos extremistas anti-aquecimento, ou anti-ciencia, ou anti-ecologia, ou simplesmente super-cépticos que até estas técnicas manipuladoras vão buscar. Não é justo, é uma farsa.
A meu ver, o debate já está completamente politizado, o que é muito infortuno.
Infelizmente fala-se disto como se fosse o aborto: ou preto ou branco.
E a ciência não é assim!!!!
A variabilidade é um dado mais que assente.
Mas se existir tendencia para aquecimento global acelerado, isso pode ser problemático para a nossa civilização, e requer que o problema seja resolvido e hajam soluções práticas.
Em Portugal tem havido uma anomalia negativa ao longo do 2008 e 2009.
Na Áustria tem havido uma anomalia positiva ao longo do 2008 e 2009.
Não deixa de ser variabilidade.
Só ao olharmos a longo-termo, é que pudemos ver se existe ou não tendencia para aquecimento global que não é provocado por causas naturais.
Eu até postulo que a próxima década irá trazer arrefecimento. Não deixa de ser a variabilidade normal.
Pode ser que depois, o aquecimento surja mais notório e dramático.
Mas mantenho as minhas reservas.
Martinus, e a todos os outros. Confesso que o rumo da conversa me surpreendeu, ou se calhar não, se calhar é esclarecedora ! Pelos vistos ninguém percebeu nada.
Porquê ? Porque a crónica fala de Al Gore e do arrefecimento global, fala de frio na terra do Al Gore a 21 de Julho e vem com uma fotografia do Al Gore a nevar. E ainda fala da Argentina.
Qual é o problema ?
O problema é que obviamente não nevou em Nashville a 21 de Julho, a fotografia do Al Gore não é dessa data e nem sequer é em Nashville.
Surpreendidos ? Eu não !
Nesses dias foi efectivamente batido um record de mínima, 58ºF (14,4ºC) para o mês de Julho, numa única estação da região, o anterior record já era do século XIX 60ºF (15.5ºC). Mas não nevou, nem nada que se pareça, a foto nada tem a ver com o assunto, foi apenas um pequeno truque para iludir os leitores.
Quem souber ler bem inglês, que leia e re-leia a crónica de Christopher Booker, vão perceber a escrita inteligente e a cuidada precisão na manipulação. Reparem, que ele nem sequer fala dos valores da temperatura que foram registos históricos, os 14ºc de mínima, afinal o que dá origem ao título. Ele omite intencionalmente isso e acrescenta uma foto do Al Gore com neve. É bom para as audiências.
Isto acontece constantemente neste tipo de personagens, cujas vidas é mesmo isto, crónicas, livros, sites e blogues cépticos. E não é apenas os deste lado da barricada, também há muitos do outro lado, eu por exemplo já não suporto ouvir falar em alterações climáticas de cada vez que chove ou não chove, que faz calor ou não faz calor. Já não há pachorra.
Para terminar Martinus, fizeste esta pergunta:
«nevar em casa do Al Gore no dia 21 de Julho...ou se é um facto notável e digno de registo.» .
Não te sentes no mínimo enganado ? Não tiras nenhuma conclusão sobre isso ?