Aquecimento Global

• Thread starter Thread starter Minho
  • Data de início Data de início
Desde quando, em pleno século XXI de extremos climáticos, não se bate uma mínima ou máxima histórica. Aqui em Viena tb tive quase a bater a mínima e máxima histórica em Julho.

Será a "era dos extremos" ou apenas "o milagre da multiplicação dos termómetros"?

Se aumentar exponencialmente o número de registos, é mais provável que se recolham mais registos extremos.

Na verdade existem teorias que não estamos a caminho de um aquecimento global mas sim de um arrefecimento global propriamente dito, uma vez que a Terra no passado já teve vários arrefecimentos globais e cada período que antecede a um arrefecimento global é sempre precedido por um aquecimento. O clima é cíclico e penso que é muito prematuro afirmar que o homem é o único responsável pela suposta "mudança climática".

Conferência Mundial sobre o clima arranca hoje na Suíça

A Conferência Mundial sobre o Clima arranca hoje na Suíça com o objectivo de criar um quadro global para os serviços meteorológicos que ajude a atenuar o impacto das alterações climáticas, espera a Organização Meteorológica Mundial (OMM)

O encontro de Genebra, que termina na sexta-feira, reúne cerca de 15 chefes de Estado, além do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon e o seu antecessor no cargo, Kofi Annan.

A menos de cem dias do início da Conferência de Copenhaga, que visa concluir um acordo global sobre o clima pós-Quioto (a partir de 2012), a OMM espera que os 1500 participantes de 150 países na Conferência «antecipem» as alterações climáticas.

«Não podemos continuar a basear-nos no passado para tomarmos decisões para o futuro», sublinhou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud, em comunicado.

Assim, a OMM pretende que os serviços de meteorologia de todo o Mundo operem da mesma forma, para permitir uma melhor previsão dos riscos relacionados com as alterações climáticas e, desta forma, reduzir o seu impacto nas populações.

Se os objectivos da conferência de Genebra foram alcançados, este encontro poderá ser, segundo os peritos, um marco e um pilar importante para as negociações de Copenhaga.

Portugal será representado nesta conferência pelo presidente do IM e pelo secretário de Estado do Ambiente.

O presidente do Instituto de Meteorologia (IM), Adérito Serrão, disse à Lusa que «a temperatura média em Portugal está a subir a uma razão superior à da Europa (0.4º Celsius por década, desde a década de 70)», justificando o interesse em participar na conferência.

De acordo com o presidente do IM, esta conferência vem na sequência de outras realizadas nas décadas de 70 e 90 e «ganhou agora importância e actualidade atendendo às manifestas alterações que o clima está a sofrer a nível global e que obrigam a intervenções quer dos decisores políticos, quer dos vários operadores económicos, e do cidadão em geral».

Lusa / SOL

Está-me a querer parecer que alguém não cá tem estado nos últimos tempos :D :lmao:

Preparem-se para mais bobagens e impostos a sair desta conferência :lmao:

Por favor, queiram complementar as vossas opiniões com base em razões científicas. As mensagens aqui colocadas devem ter em linha de conta dados concretos e não serem apenas opiniões pessoais sem fundamentação científica.

Relativamente a Portugal, e tendo apenas em conta os dados que trabalho para o meu Blogue (aqui e aqui), é notório que algumas estações meteorológicas portuguesas no ranking do WeatherOnline têm tendência a subir de posição de trimestre para trimestre, quando analisadas apenas as temperaturas máximas diárias (e olhem que eu não manipulo os dados!). E no final de Setembro, quando actualizar os dados, os dados vão reforçar ainda mais essa tendência.

O presidente do Instituto de Meteorologia (IM), Adérito Serrão, disse à Lusa que «a temperatura média em Portugal está a subir a uma razão superior à da Europa (0.4º Celsius por década, desde a década de 70)», justificando o interesse em participar na conferência.

Está-me a querer parecer que alguém não cá tem estado nos últimos tempos :D :lmao:

Absolutamente de acordo...;)

Façam lá a tendência da temperatura média registada em Portugal desde a década de 70, e depois digam-me.

É que "Está-me a querer parecer que alguém não cá tem estado nos últimos tempos."

Ainda bem que o gráfico é elaborado com base em EMAS, se fossem mediações de satélite poderia haver perigo :lmao: estações que têm erva com 1.50m e equipamento dos anos 70 está melhor :D assim a teoria do aquecimento confirma-se e o senhor está correctissimo ao afirmar a questão dos 0.4ºC.

Ainda bem que o gráfico é elaborado com base em EMAS, se fossem mediações de satélite poderia haver perigo :lmao: estações que têm erva com 1.50m e equipamento dos anos 70 está melhor :D assim a teoria do aquecimento confirma-se e o senhor está correctissimo ao afirmar a questão dos 0.4ºC.

Tudo serve de desculpa.
As condições são as mesmas de 1931. Ou nessa altura o IM utilizava satélites, e agora utiliza EMAs?
Talvez a erva só tenha começado a crescer dos anos 70 para a frente... :disgust:

Às tantas, a erva é tanta, que impede os pluviometros de medirem a precipitação correctamente. No fundo a seca também deve ser uma invenção... :disgust:

O nosso IM está demais! Para além da notícia acima referenciada pelo Mário, notem como está empenhadíssimo em relatar a inexistência de furacões a sério deste ano. Vejam o exemplo do furacão Bill, que mereceu quatro notícias... E uma tempestade tropical, que mereceu outra notícia. Tudo isto a milhares de quilómetros de Portugal!

Alguém consegue explicar?

Ecotretas

Eu não percebo como insistem em argumentos sem qualquer nexo, é ridículo desculpem lá....
O gráfico do André é bem elucidativo, não me venham com ervas e mais o quê.. Por favor.. É cair no ridículo chegar ao ponto de com provas evidentes inventar mais teorias da conspiração.. Mas isto são os X-Files!??!
:disgust:

Portanto também todo o meu trabalho de investigação e de Mestrado sobre condições de seca no Mediterrâneo deve então estar hipotecado, já que não havia satélites no início do século, e já que só as estações meteorológicas dessa época não tinham erva!
Portanto este trabalho ainda não terminado e muitos outros trabalhos e artigos conceituados que tenho lido e baseado para o meu trabalho, onde estão provas irrefutáveis de aquecimento e diminuição de água disponível na região, devem ser queimados!! É melhor!!
:lol:

Não percebi bem o último post em relação aos furacões, pareceu-me contraditório, ou então não entendi bem, seja como for.. Sim, este ano estão a haver menos, é um facto.
Qual a complicação?
:unsure:

O nosso IM está demais! Para além da notícia acima referenciada pelo Mário, notem como está empenhadíssimo em relatar a inexistência de furacões a sério deste ano. Vejam o exemplo do furacão Bill, que mereceu quatro notícias... E uma tempestade tropical, que mereceu outra notícia. Tudo isto a milhares de quilómetros de Portugal!

Alguém consegue explicar?

Ecotretas

É opinião mais ou menos geral de que o IM desde há um ou dois anos para cá passou a dar algum destaque aos sistemas tropicais no Atlântico devido a este mesmo fórum, em que havia uma realidade de milhares de portugueses de férias todos os anos nas Caraíbas e que não tinham grande apoio "meteorológico" nacional que encontravam aqui neste fórum. Se assim foi, faz muito bem o IM :thumbsup:

Relativamente à sua mensagem, só uma mente fortemente esquizofrénica, perturbada e doente pode relacionar as notas tropicais do IM ao aquecimento global. Quebrando todas as regras deste fórum, algumas mesmo criadas por mim, olhe, a paciência tem limites, veja lá se toma os comprimidos que o amigo só pode estar bastante doente !!!

Se quer discutir a actividade tropical bastaste reduzida (no Atlântico) em que vivemos sem estar relacionada às suas paranóias da conspiração do IM, força, é bem vindo. Se pelo contrário, só consegue vislumbrar nisto matéria para a sua causa, tome os comprimidos. Conselho de amigo.

Façam lá a tendência da temperatura média registada em Portugal desde a década de 70, e depois digam-me.

É que "Está-me a querer parecer que alguém não cá tem estado nos últimos tempos."

porque não traçamos a linha de tendência desde a década de 30 até aos dias de hoje? ou melhor de 1931 a 1949? grande aquecimento em menos de duas décadas! :P é normal haver estas oscilações de temperatura....

já agora o sol continua sem as famosas manchas.

É opinião mais ou menos geral de que o IM desde há um ou dois anos para cá passou a dar algum destaque aos sistemas tropicais no Atlântico devido a este mesmo fórum, em que havia uma realidade de milhares de portugueses de férias todos os anos nas Caraíbas e que não tinham grande apoio "meteorológico" nacional que encontravam aqui neste fórum. Se assim foi, faz muito bem o IM :thumbsup:
:lmao: :lmao:
O IM faz muito mal em dar relevância a aspectos que nada tem a ver com Portugal ou portugueses. São míseros os portugueses de férias para aqueles lados. Felizmente, já tiraram hoje a notícia disparatada sobre o Danny! Mas o Bill ainda tem lá as 4 notícias. Enquanto isso, são muitos os portugueses que sofrem por estes dias, em Portugal, nomeadamente com os fogos florestais. Fariam melhor em chamar a atenção para isso, que para o Bill e o Danny...

Relativamente à sua mensagem, só uma mente fortemente esquizofrénica, perturbada e doente pode relacionar as notas tropicais do IM ao aquecimento global. Quebrando todas as regras deste fórum, algumas mesmo criadas por mim, olhe, a paciência tem limites, veja lá se toma os comprimidos que o amigo só pode estar bastante doente !!!
É triste que um administrador do fórum utilize este tipo de linguagem!!! Vê com atenção o que se passa no site do IM nos últimos dias. Eles andam obviamente apanhados do clima, por causa da conferência do Clima... Agora tu, não sei o que se passa contigo para utilizares esta linguagem!!!

Ecotretas

porque não traçamos a linha de tendência desde a década de 30 até aos dias de hoje? ou melhor de 1931 a 1949? grande aquecimento em menos de duas décadas! :P é normal haver estas oscilações de temperatura....

já agora o sol continua sem as famosas manchas.

O aquecimento está nos gráficos de tendências em 100 anos, bolas! Metam isso na cabeça! :angry:

Claro que há oscilações, por alguma razão os americanos em 60 ou 70 falavam no arrefecimento..
Mas agora, por mais que se discuta motivos e o que vai acontecer no futuro, só não consigo por nada perceber como não metem na cabeça que a tendência do último século é AQUECIMENTO!! Seja qual for o futuro dos próximos 100 anos, e até pode vir frio (que dúvido), mas bolas, está PRETO NO BRANCO QUE A TERRA AQUECEU NOS ÚLTIMOS 100 ANOS!
A sério, sejam o mínimo razoáveis! Se querem discutir arrefecimentos ou tendências futuras, força, agora por favor continuar a bater numa tecla gasta com argumentos vazios, ou tipo "agulha num palheiro" para descredibilizar algo mais que EVIDENTE, para quê perder tempo!?!?!?
:dry:

É triste que um administrador do fórum utilize este tipo de linguagem!!! Vê com atenção o que se passa no site do IM nos últimos dias. Eles andam obviamente apanhados do clima, por causa da conferência do Clima... Agora tu, não sei o que se passa contigo para utilizares esta linguagem!!!

Ecotretas

Ó Ecotretas, sou administrador do fórum mas tenho direito á minha opinião como todos os outros a começar pela sua. Chama-se a isto liberdade de expressão, Liberdade essa que por acaso não existe no seu blogue pois tem os comentários e contraditório fechados à semelhança do que se passa em outros blogues do género (mitos climáticos por ex). Comece por modificar isso e então depois venha dar-me a mim lições de moral.

A minha opinião é efectivamente radical, é a de que você é doente. A sério.

Sabe porquê ?

Porque você aqui ha uns meses veio aqui refilar que o IM só falava numa anomalia positva num qualquer mês, penso que Março. Após isso, o IM fez variados relatórios, destaco o de Julho e acho que o de Maio, em que se destacavam anomalias negativas que foram mediatizadas como todas as outras. Você sobre isso nada resmungou, presumo que esses comunicados de imprensa se adequavam ao seu deleite masturbatório pessoal. É uma espécie de teoria da conspiração selectiva, só quando não agradam as temperaturas é que o rapaz aparece por aqui a implicar.

E agora vem resmungar porque falaram muito do Bill ? Por amor de Deus, santa paciência. Não tem mesmo nada de mais útil para implicar ? Raio de vida monótono que há para aí ! Os meus mais sinceros sentimentos pela existência tão fútil em que vive!

Ó Ecotretas, sou administrador do fórum mas tenho direito á minha opinião como todos os outros a começar pela sua. Chama-se a isto liberdade de expressão, Liberdade essa que por acaso não existe no seu blogue pois tem os comentários e contraditório fechados à semelhança do que se passa em outros blogues do género (mitos climáticos por ex). Comece por modificar isso e então depois venha dar-me a mim lições de moral.

A minha opinião é efectivamente radical, é a de que você é doente. A sério.

Sabe porquê ?

Porque você aqui ha uns meses veio aqui refilar que o IM só falava numa anomalia positva num qualquer mês, penso que Março. Após isso, o IM fez variados relatórios, destaco o de Julho e acho que o de Maio, em que se destacavam anomalias negativas que foram mediatizadas como todas as outras. Você sobre isso nada resmungou, presumo que esses comunicados de imprensa se adequavam ao seu deleite masturbatório pessoal. É uma espécie de teoria da conspiração selectiva, só quando não agradam as temperaturas é que o rapaz aparece por aqui a implicar.

E agora vem resmungar porque falaram muito do Bill ? Por amor de Deus, santa paciência. Não tem mesmo nada de mais útil para implicar ? Raio de vida monótono que há para aí ! Os meus mais sinceros sentimentos pela existência tão fútil em que vive!

A desconversar, Vince?
Não há palavras...

Ecotretas